RESENHA SOBRE A CIENCIA E PROFISSÃO
Por: Mara Dantas • 19/8/2016 • Resenha • 434 Palavras (2 Páginas) • 390 Visualizações
UNIVERSIDADE TIRADENTES
PSICOLOGIA
MARA DANTAS PEREIRA
RESENHA
EMPREENDEDORISMO E CRESCIMENTO ECONÔMICO: UMA ANÁLISE EMPÍRICA.
ARACAJÚ
2016
MARA DANTAS PEREIRA
RESENHA
EMPREENDEDORISMO E CRESCIMENTO ECONÔMICO: UMA ANÁLISE EMPÍRICA.
Resenha apresentada ao Curso de Psicologia, sob orientação da profª. Isabel Cristina Barreto Silva como um dos pré-requisitos para avaliação da disciplina de Empreendedorismo.
ARACAJÚ
2016
BARROS, Aluísio Antonio de; PEREIRA, Cláudia Maria Miranda de Araújo. Empreendedorismo e Crescimento Econômico: uma Análise Empírica. Minas Gerais: UNIPAC, 2008.
Aluísio Antonio de Barros possui graduação na UFMG (1967), fez mestrado em economia pela University of Manchester na Inglaterra (1977) e doutorado na UFRJ (1997). Tem publicações nas áreas de Economia, Educação e Administração, bem como experiência administrativa em instituições universitárias e no setor público. Cláudia Maria Miranda de Araújo Pereira possui graduação em Ciências Econômicas pela UFJF (1990), mestrado e doutorado em Economia Rural pela UFV (1993 e 1998). Atualmente é professora do IF Sudeste MG. Tem experiência na área de economia e administração, atuando em pesquisas com o foco em desenvolvimento regional e local.
A obra trata do empreendedorismo dos pequenos negócios que é quase unanimemente visto como benéfico para vida econômica e social de países e regiões. Buscando responder a questão no Brasil, as diferentes taxas de empreendedorismo entre regiões afetam o desempenho econômico. Enfatizando o crescimento econômico e a taxa de desemprego em 853 municípios de MG. O seu impacto no PIB em relação ao se u crescimento através da metodologia dos modelos de regressão múltipla. Os resultados revelam forte relação do empreendedorismo ao desemprego.
O empreendedorismo se encontra em qualquer lugar sempre relacionado com o progresso econômico. Na realidade capitalista a concorrência dos preços, além da concorrência por novas mercadorias, novas tecnologias, novas fontes, novos tipos de organizações. A contribuição do empreendedor ao desenvolvimento econômico ocorre pela inovação que introduz e pela concorrência de mercado. A inovação dos produtos e de processos de produção está no coração da competitividade de um país. Um dos principais vínculos da atividade empreendedora são as pequenas empresas.
O referencial teórico para a analise do impacto do empreendedorismo no crescimento econômico fundamenta-se na teoria do crescimento endógeno, enfatiza o papel do empreendedor como o motor do crescimento e que eles desafiam as empresas já estabelecidas no mercado, com a introdução de inovações que se diferenciem das tecnologias já existentes, destacando o papel do capital humano e da inovação para o crescimento.
Analisando criticamente o texto dos autores percebe-se que eles focaram apenas no papel das pequenas empresas em relação ao desemprego deixando de lado, as grandes empresas que tem papel importante como movedora da economia, também enfatizam a busca pela inovação e da promoção de ofertas para o destaque no mercado.
...