RESUMO DA MATÉRIA DE FUNDAMENTOS DA PSICOLOGIA DA SAÚDE
Por: Priscila Guimaraes • 22/11/2019 • Dissertação • 799 Palavras (4 Páginas) • 860 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ.
PROFESSORA: ÉRIKA HENKE GARCIA.
ALUNA: PRISCILA FIGUEIREDO GUIMARÃES. MAT: 201903513391.
RESUMO DA MATÉRIA DE FUNDAMENTOS DA PSICOLOGIA DA SAÚDE.
A Psicologia da saúde, busca mapear a relação existente entre a manutenção da saúde, o desenvolvimento da doença e seus comportamentos, desenvolvendo pesquisas intervenções e auxílio. Estuda de forma científicas causas e origens de determinadas doenças de forma psicológica, social e comportamental. Promovendo a saúde, prevenindo a doença e promovendo e aprimorando as políticas de saúde públicas.
A doença não seria necessariamente a ausência de saúde, mas sim pessoas além de livres das doenças complementando com o bem-estar físico, psicológico e social do indivíduo.
A partir do século XX surge a perspectiva biopsicossocial, que trata dos cuidados da mente e do corpo nos aspectos biológicos, psicológicos e social, na efetividade do tratamento de doenças crônicas, na forma como o evento é entendido e influência social na vivência da doença.
A psicologia da saúde surge da necessidade de promover e de pensar o processo saúde-doença como um fenômeno social, tendo como a educação de práticas saudáveis e políticas de prevenção um fator importante na melhoria da saúde.
Sua atuação nos hospitais, clínicas e departamentos acadêmicos de faculdades e universidades fornecendo ajuda direta e indireta aos pacientes atuando com equipes multidisciplinares. Ensinando os pacientes a entender melhor os seus problemas de saúde e orientando a controlar as condições de dor. Dando um suporte aos pacientes no pré e pós-operatório.
Podemos observas as atenções de saúde primário que é a atenção básica, ou seja a porta de entrada do paciente no sistema de saúde, tem por objetivo orientar na prevenção de doenças, solucionar os possíveis casos de agravo e direcionar os mais graves. Em seguida temos a atenção de saúde secundária, formada por serviços especializados em nível ambulatorial, com especialização em apoio de diagnóstico e terapêutico, atendimento de urgência e emergência. E por fim a atenção à saúde terciária, de alta complexidade contendo um conjunto de terapias e procedimentos de elevada especialização, alta tecnologia e alto custo.
O conceito de redes de atenção à saúde são organizações de conjuntos de serviços de saúde com o objetivo comum em cooperação e interdependência permitindo ofertar uma atenção contínua e integral para a população, humanizada com responsabilidades sanitárias e econômicas.
A saúde para o modelo biopsicossocial é compreendida de maneira abrangente e considera também as dimensões subjetivas do indivíduo. O modelo biopsicossocial rejeita o mecanicismo do biomédico e adota uma perspectiva interdisciplinar.
Uma vida saudável, nesse caso, não significa a inexistência de doença, mas as condições para uma vida saudável. Como, por exemplo, habitação e alimentação adequadas, acesso à educação e ao mercado de trabalho, a possibilidade de viver em paz e em um ambiente livre de poluição.
A saúde, portanto, é resultado da interação de inúmeros fatores, que são enquadrados em três componentes:
- Componente biológico: doenças como resultados do funcionamento do organismo e de fatores de ordem biológica, como vírus e bactérias.
- Componente psicológico: as condições psicológicas do indivíduo podem afetar o funcionamento do corpo. Os distúrbios psicológicos, por exemplo, podem estar entre as causas de doenças.
- Componente social: as condições sociais, econômicas e ambientais afetam a saúde e podem contribuir para o surgimento de doenças.
Segundo os pesquisadores Fuster Belloch e González Olabarría, existem 6 princípios que norteiam esse modelo:
- O corpo é um organismo biológico, social e psicológico. O indivíduo recebe informações, interpreta, atribui significado e reage de determinada maneira.
- A saúde e a doença estão em equilíbrio dinâmico e são determinadas pelos três componentes do modelo, que interagem e se alteram constantemente.
- A prevenção, o diagnóstico e o tratamento de uma doença devem considerar os componentes biológicos, sociais e psicológicos em conjunto.
- As doenças não são resultado de apenas um fator, mas de um conjunto de fatores que interagem entre si.
- Os profissionais especializados em cada uma das três áreas devem atuar de maneira integrada para o devido tratamento.
- A saúde e o bem-estar físico, social e psicológico não devem estar restritas a uma especialidade médica, mas trabalhadas de maneira interdisciplinar.
O profissional no modelo biopsicossocial
...