Recrutamento E Seleção
Artigo: Recrutamento E Seleção. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: pedrofalcaos • 16/4/2014 • 1.508 Palavras (7 Páginas) • 240 Visualizações
É tarefa do setor de Recursos Humanos de qualquer organização atrair e contratar os melhores talentos.
Recrutar é atrair potenciais candidatos interessados e capacitados a preencher a vaga em questão. Já a seleção é a escolha entre os candidatos recrutados do que melhor se encaixa ao perfil da organização. O treinamento é a preparação do novo funcionário para exercer sua função dentro dos critérios e políticas estabelecidas pela empresa.
Recrutamento Interno:
Quando Existe um cargo para o qual é necessário efetuar Recrutamento, a prioridade para o seu preenchimento recai sobre os colaboradores da empresa efetuando-se promoções (Movimentação Vertical), Transferências (Movimentação Horizontal) ou transferências com promoção (Movimentação Diagonal). Desta forma, o recrutamento interno realiza-se mediante: a) Um sistema de informação acerca dos cargos disponíveis através de notas de serviço e /ou do jornal da empresa; b) Verificação dos ficheiros da empresa procedendo-se a uma triagem tendo por base as informações disponíveis e os critérios de seleção; c) Existência de um plano de carreira.
O Concurso Interno trata-se de dar a conhecer aos colaboradores da empesa o cargo vago, por meio me anúncios nos painéis informativos ou na internet, convidando-os a candidatar-se dentro de um prazo estipulado. Os candidatos interessados deverão ser entrevistados e investigados em relação a sua motivação para a candidatura.Deverão também receber feedback acerca do seu grau de ajustamento ao cargo.
Vantagens do Recrutamento Interno: O Recrutamento Interno apresenta as seguintes vantagens:
* É mais econômico em termos de tempo e dinheiro comparativamente com recrutamento externo.
* É mais provável escolher o candidato adequado.
* Aumenta a motivação dos colaboradores.
Desvantagens do Recrutamento Interno: As desvantagens do recrutamento interno são as seguintes:
* Pode gerir conflitos de interesses entre colaboradores com os mesmos interesses e nas mesmas condições.
* Existe a necessidade de gestão das expectativas frustradas dos candidatos excluídos.
* Pode gerar desvalorização da autoridade dos colaboradores promovidos visto existir familiaridade entre ambas as partes.
Recrutamento Externo:
O recrutamento externo realiza-se quando se pretende preencher o cargo vago com candidatos externos a organização, sendo estes atraídos pelas técnicas de recrutamento. Trata-se portando de uma procura de candidatos no mercado de trabalho.
A procura no mercado requer a definição a priori da estrategia a seguir, estando esta dependente de duas variáveis que função se pretende preencher e que vantagens desvantagens pode trazer para a empresa a sua identificação como empregadora.
Vantagens do Recrutamento Externo: O Recrutamento externo apresenta vantagens como:
*Ingresso de "sangue novo" na organização, trazendo novas formas de pensar que permitem alargar as competências existentes.
*Os custos sao menores do que com a formação dos colaboradores.
*A imagem da empresa como empregadora é reforçada.
Desvantagens do Recrutamento Externo: As desvantagens do recrutamento externo são as seguintes:
*É mais dispendioso em tempo e em custos comparativamente ao recrutamento interno.
*O nível de segurança é inferior ao do recrutamento interno, pois não se conhecem os futuros colaboradores e existe risco de um recrutamento inadequado.
*Pode originar desmotivação entre os colaboradores da organização.
Recrutamento Misto:
O recrutamento misto apresenta-se como alternativa para ultrapassar as desvantagens de optar apenas por um recrutamento interno ou externo. Esse tipo de recrutamento poder-se-á fazer mediante várias formas de entre as quais destacam-se as seguintes:
* As vagas existentes são divididas pelos candidatos internos e externos cabendo metade das vagas a cada grupo.
*Procede-se em primeiro lugar ao recrutamento interno, sendo que o recrutamento externo apenas terá lugar se ainda existirem vaga.
* Os candidatos internos e externos passam a ter as mesmas oportunidades sendo que a avaliação de todos os candidatos é efetuada em gabinetes externos á organização para que a avaliação não sofra influências.
Recrutamento On-Line:
O recrutamento on-line,recrutamento eletrônico ou eRecruitment "são designações que representam uma das mais atuais, úteis e dinâmicas aplicações das técnologias de informação no domínio da gestão de pessoas". O recrutamento online é definido como " o processo de recrutamento realizado via eletrônica, através da Internet ou da Web".
A Internet está a assumir um papel importantíssimo no recrutamento e seleção, pois a divulgação de oportunidades profissionais através da Internet é atualmente "uma realidade em elevado crescimento". Desta forma, "a internet tranforma-se em vitrine de emprego".
Existem duas formas pelas quais se pode realizar recrutamento on-line: através de sites dedicados a carreiras, ou através dos sites das empresas.
Técnicas de Seleção
Com o objetivo de determinar o perfil do candidato, as técnicas de seleção a escolher devem assegurar a prediação do bom desempenho futuro do colaborador no cargo. Habitualmente são escolhidas várias técnicas, sendo que cada uma complementa as restantes, obtendo-se assim informação mais rica acerca do candidato.
Iremos abordar de acordo com Chiavenato, cinco grupos de técnicas de seleção, a saber: entrevista de seleção, provas de conhecimento ou de capacidade, testes psicométricos, testes de personalidade e técnicas de simulação.
Entrevista de Seleção:
A entrevista é a técnica mais utilizada na seleção, fato justificável por esta ser aplicável a qualquer função, e mais conhecida universalmente.
A
...