Relatório de Atendimento em Fenomenologia
Por: EASBorges • 29/8/2017 • Dissertação • 331 Palavras (2 Páginas) • 1.244 Visualizações
[pic 1]
C.P.A. – CENTRO DE PSICOLOGIA APLICADA – UNIP
RELATÓRIO DE PSICOTERAPIA
Nome da criança: I.A.D.S
Nº do Prontuário: 2918
Data do atendimento: 08/03/2017
Nome dos Estagiários: Elaine Borges
Sessão: 01
O primeiro atendimento foi realizado somente com a criança.
O paciente relata que continua o processo de terapia, pois: “preciso continuar a ter paciência com o João” (sic), contudo relata que a terapia está trazendo resultados positivos para a convivência com o “João”, que agora ele consegue ignorar, “finjo que não existe” (sic), mas em alguns momentos ainda perde a paciência.
Pode-se perceber que a criança tem muito convívio com adultos, pois nos seus relatos menciona escutas de conversas dos adultos e percebe-se que está sempre atento a essas conversas e com isso forma suas opiniões, sempre enfatizando sempre que entende a situação das pessoas.
Porém no decorrer da sessão volta a falar sobre o “João”, que por vezes pensa em falar com a mãe do menino e então relata o que falaria: “a senhora até dá educação pro seu filho, mas ele é muito mal educado” e continua: “já que a professora não tem coragem eu mesmo vou falar” (sic) e nesse aspecto também expõe sua opinião sobre o assunto, dizendo que sabe a mãe do João deu educação, porém ele que é mal educado mesmo. E mais uma vez traz que entende a situação. Faz relatos sobre perdas, pois perdeu seu irmão, mas tem ele como um herói, percebe-se que é uma criança solidaria com os sentimentos alheios (sofrimento do pai com perda da vó, irritação da irmã), sempre com uma forma de entendimento com todos ao seu redor.
Foi proposto ao paciente fazer um desenho do mundo dele com o “João”, para perceber qual é o sentido/importância desse “amigo” que o incomoda. Ao terminar o desenho foi questionado o significado que cada item do desenho e as respostas foram bem sucedidas.
O tempo da sessão chegou ao fim, porém ficou para a próxima sessão a proposta de fazer outro desenho, porém sem a presença do “João”.
________________________________________
Supervisora de Psicodiagnóstico
________________________________________
Estagiária
...