Relatório de Estágio Prevenção e Promoção da Saúde
Por: Beatrizsouza98 • 3/11/2021 • Relatório de pesquisa • 3.191 Palavras (13 Páginas) • 488 Visualizações
[pic 1]
CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DE SERGIPE
DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
RELATÓRIO DE ESTÁGIO EM PROMOÇÃO E PREVENÇÃO DA SAÚDE
BEATRIZ SOUZA DOS SANTOS
ARACAJU
2021
BEATRIZ SOUZA DOS SANTOS
RELATÓRIO DE ESTÁGIO EM PREVENÇÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE
Relatório apresentado ao Departamento de Psicologia do Centro Universitário Estácio de Sergipe como requisito para aprovação na disciplina Processos de Diagnóstico e Avaliação Clínica I
Supervisora: Profa. Ma. Luana Cristina Silva Santos
ARACAJU
2021
RESUMO
Esse documento teve como finalidade apresentar o estágio de prevenção e promoção da saúde em parceria com a Secretaria de Educação, do Esporte e da Cultura do Estado de Sergipe (SEDUC) em forma de rodas de conversa, realizadas de forma remota e em média com1h30min de duração. O estágio teve a duração de sete semanas e visou compartilhar assuntos de temática do cotidiano do público alvo, estudantes da rede pública de ensino, pré-adolescentes e adolescentes, contribuindo para o desenvolvimento de uma nova perspectiva sobre cada assunto que foi abordado. O projeto permitiu efetivamente abordar sobre inclusão de uma forma leve e de fácil entendimento. Através de uma análise exploratória, baseada em artigos e trabalhos de especialistas da área de educação e de conversas com alunos de ensino fundamental e médio de diversas escolas da rede pública de ensino, procurou-se levantar algumas discussões teóricas sobre a função da escola, o papel do professor e do aluno frente à inclusão. Concluiu-se que a inclusão de jovens nas escolas regulares de ensino é um processo complexo, envolve a garantia do sucesso da aprendizagem em um ambiente harmônico e respeitador, colaborando para a construção da cidadania com justiça e dignidade. O contato com o estágio agregou bastante experiência na minha formação, pois, eu nunca havia feito rodas de conversa, principalmente para falar de um assunto que está ao meu redor diariamente, que é a inclusão. A forma de compreender o universo escolar foi totalmente diferente olhando para o lado das necessidades inclusivas, me fazendo entender sobre a importância de aprender o universo da inclusão escolar, me fazendo até mesmo pensar sobre seguir o caminho da psicologia escolar.
Palavras-chave: Rodas de conversa; Estágio; Adolescentes; Inclusão; Escola.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 REFERENCIAL TEÓRICO 5
3.1 Enquadramento institucional do estágio 9
3.1Caracterização da instituição 9
3.2 Caracterização do público-alvo 9
3.3 Caracterizações da(s) intervenção (ões) 9
4. DISCUSSÃO 10
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS 11
REFERÊNCIAS 13
ANEXOS 15
1 INTRODUÇÃO
Este documento tem como finalidade apresentar o estágio que foi realizado em parceria com a Secretaria de Educação, do Esporte e da Cultura do Estado de Sergipe (SEDUC) em forma de rodas de conversa. Foi proposto pela docente do estágio da disciplina. Processos de Diagnósticos e Avaliação Clínica I da instituição de ensino Centro Universitário Estácio de Sergipe, uma experiência individual em forma de roda de conversa com enfoque em prevenção e promoção da saúde, onde cada estagiário abordava uma temática atual com os alunos da rede pública de ensino.
A temática da roda de conversa escolhida foi inclusão com ênfase em inclusão escolar. Abordando de forma leve e atual sobre a importância da inclusão na rede de ensino. Abordar sobre inclusão escolar é algo que é muito necessário nos dias atuais, já que o mundo está em constante mudança e modernização. Ensinar os termos corretos, leis, obrigação do Estado e como se portar mediante os casos de negligência com os portadores de deficiência, seja na escola ou no ambiente social, é de suma importância, pois, são coisas que muitas vezes passa despercebida aos olhos de quem está ao redor dos portadores de deficiência.
2 REFERENCIAL TEÓRICO
O termo inclusão é utilizado de tantas formas diferentes que pode significar diferentes coisas para diferentes pessoas, de tal forma que, a menos que seja claramente definido, o conceito se torna sem sentido. Socialmente, a inclusão representa um ato de igualdade entre os diferentes indivíduos que habitam em determinada sociedade. Assim, esta ação permite que todos tenham o direito de integrar e participar das várias dimensões de seu ambiente, sem sofrer qualquer tipo de discriminação e preconceito. Alguns dos principais sinônimos de inclusão são: introdução; colocação; incorporação; inserção; integração; envolvimento; enquadramento; abrangi mento; abarcamento; e encerramento (SINÔNIMOS, s. d.).
Segundo a perspectiva radical da inclusão educacional, o objetivo principal da escola é fortalecer as habilidades de socialização e mudar o pensamento estigmatizado sobre as deficiências ou transtornos; a diversidade é vista como valor em si mesmo e como oportunidade de aprendizagem e convivência que beneficia a todos. Inclusão é o ato de incluir e acrescentar, ou seja, adicionar coisas ou pessoas em grupos e núcleos que antes não faziam parte (PORFÍRIO, s.d.)
Todo ser humano tem o direito básico de acesso à educação. E a inclusão escolar é um movimento mundial que prevê a integração de alunos com necessidades educacionais especiais em sala de aula e visa garantir que – de modo igualitário e dentro de um mesmo contexto escolar – toda criança possa usufruir das mesmas experiências e condições de aprendizagem dos demais alunos. [SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL (SEE); MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC), 2010]. Atualmente, o principal foco da inclusão escolar são as crianças e jovens portadores de necessidades educacionais especiais (NEE), que normalmente apresentam algum tipo de deficiência física ou psicológica. A inclusão escolar prevê a integração de alunos com necessidades educacionais especiais em classes de aula regulares, compartilhando as mesmas experiências e aprendizados com os estudantes que não apresentam NEE, por exemplo. (SEE; MEC, 2010).
...