Relatório de Estágio em Docência na Contemporaneidade
Por: Tamara Prado Ferreira • 3/12/2019 • Relatório de pesquisa • 6.291 Palavras (26 Páginas) • 395 Visualizações
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE
PEDAGOGIA LICENCIATURA PLENA - EAD
Tamara Prado Ferreira
RELATÓRIO DE ESTÁGIO
SÃO PAULO
2019
RELATÓRIO DE ESTÁGIO
Relatório de estágio apresentado ao curso de Pedagogia – Licenciatura Plena EAD da Universidade Presbiteriana Mackenzie, para a disciplina Docência na Contemporaneidade.
SÃO PAULO – Novembro
2019
SUMÁRIO
1 – INTRODUÇÃO ......................................................................................................01
2 – ESTRUTURA DA ESCOLA E ESPAÇO FÍSICO DA ESCOLA .....................02
3 - DESCRIÇÃO DA SALA DE AULA .............................................................03 a 10
4 – CONSIDERAÇÕES FINAIS ........................................................................10 a 15
5 – REFERÊNCIAS ......................................................................................................16
1 – INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem o objetivo de relatar o estágio supervisionado, realizado individualmente e requerido a todos os alunos de Licenciatura em Pedagogia EAD, da segunda etapa, na disciplina Estágio Supervisionado em Docência na Contemporaneidade.
Para cumprir as demandas do estágio supervisionado, a princípio foi observado a escola em que ocorreu o estágio, que possibilitou a aproximação com a realidade do que é estudado. A observação iniciou-se quando foi necessário o contato com a escola para a permissão do estágio, tanto em questão de perceber a comunidade estudantil e a comunidade geográfica - estrutura física da escola.
O foco apresentado é a sala de aula, ou seja, a relação entre aluno, professor e conteúdo. Portanto, o objetivo é apresentar a trajetória de uma aula observada, o que proporcionou também o primeiro momento prático pedagógico:
É preciso aproximar o pensar sobre a Didática do viver a Didática no dia-a-dia da prática educativa. Se nós queremos fazer surgir um profissional competente, consciente, crítico, precisamos dar-lhe condições, no seu processo de formação, para que vivencie situações; experiências que o leve a incorporar estes comportamentos, habilidades, atitudes, valores desejados. (André, 1992, pg. 70).
Segundo Marli E.D.A. de André (1992, pg. 72), a necessidade de entender o funcionamento escolar para que se possa apreender o dinamismo próprio da vida escolar, é preciso estudá-la a partir de pelo menos três dimensões: a institucional/organizacional, a instrucional/pedagógica e a histórica/filosófica/epistemológica. A finalidade deste relatório seguirá a segunda dimensão apresentada: instrucional/pedagógica.
2 – ESTRUTURA E ESPAÇO FÍSICO DA ESCOLA
A Escola Estadual Profº João Camargo D.E Leste 4 está localizada na Rua Ângelo de Cândia, 2868, no bairro de São Mateus, na cidade de São Paulo. Na região, existe um grande comércio popular disposto na conhecida e principal Avenida Mateo Bei, redes bancárias educacionais (particulares, estaduais e municipais) e hospitalar. Embora a pesquisa aponte que a maior parte da população residente do bairro possua renda média, a escola está estabelecida em uma zona norteada por três favelas – Jardim Colonial, Divinéia e Vila Flávia.
A estrutura física da escola apresenta condições razoáveis para utilização, composta por um único prédio com dois andares que possui: Duas entradas (uma por escada e outra por rampa), sala dos professores, uma sala inutilizada, duas salas conjuntas para administração (secretaria e diretoria), dois banheiros femininos e dois masculinos para a administração, 20 salas de aulas, seis banheiros femininos e seis banheiros masculinos para alunos (três banheiros femininos e três banheiros masculinos para alunos com deficiência ou mobilidade reduzida), cozinha, pátio coberto, almoxarifado, sala de reunião e pais, uma sala direcionada ao diretor que está inutilizada, uma sala de biblioteca inutilizada e que serve como sala de leitura (que não é utilizada), quadra de esporte coberto e outra área descoberta, laboratório de informática e uma cantina. A escola não possui elevadores, somente escadas internas, porém, na existência de alunos com deficiência ou mobilidade reduzida, há entradas acessíveis
...