Relatório de Observação: Uso de Drogas Aditivas na Adolescência
Por: awdreydd • 10/3/2021 • Resenha • 700 Palavras (3 Páginas) • 149 Visualizações
Práticas Sociais e Subjetividade – 2020
Registro de Observação
Nome: Awdrey D Domingos Leite
RA: N36962-0
Data: 08.09.2020.
Duração: 1h
Tema da Observação: Uso de drogas aditivas na adolescência.
Local: Programa Profissão Repórter: Jovens abusam no consumo de álcool no Brasil.
REGISTRO DESCRITIVO:
O programa profissão repórter é um programa que mostra o trabalho de repórteres iniciantes em matérias polemicas com temas e abordagens difíceis. Nesse programa do profissão repórter mostra o abuso de álcool em cidades diferentes do Brasil, mostra jovens fazendo abuso do álcool em diferentes ambientes, na porta de uma universidade, em show de rock e em uma festa sertaneja.
Em todos os ambientes em que os repórteres estão fazendo a matéria existe o abuso de todos os tipos de bebidas alcoólicas por maiores e menores de idade. Na porta da universidade da cidade de São Paulo o abuso de álcool é ao ar livre em uma rua no centro, diversos alunos consomem o álcool ali todos os dias, antes, durante ou após as aulas da faculdade. Ao serem entrevistados pelos repórteres todos afirmam que estão ali para consumir o álcool de maneira exagerada e que fazem isso quase todos os dias, muitos trazem as bebidas de casa nas mochilas e outros compram nos bares da própria rua.
Em outra cidade os repórteres vão ao um show de rock, e logo de cara já veem muitos jovens jogados no chão passando mal, vomitando, desmaiados. A enfermaria estava lotada e fazendo transferência dos jovens para hospitais, nos casos de coma alcoólico. Seguindo na festa o cenário não muda são muitos jovens abusando do álcool, e com os mesmos discursos todos assumem que bebem muito e bebem com orgulho, bebem para ficar bêbados até perder a consciência e não lembrarem mais de nada.
Na festa de música sertaneja também encontramos os jovens na mesma situação de alcoolismo e tomando vários tipos de bebidas alcoólicas misturadas para potencializar os seus efeitos. Nessa festa também a enfermaria estava lotada e fazendo transferências para hospitais.
Ao final no programa os repórteres entrevistam alguns pais desses adolescente que estavam nesses locais abusando do álcool, e para a surpresa deles alguns desses pais já sabem sobre esses abusos dos seus filhos em festas e assumem também que na época que tinham quinze a dezoito anos também abusavam do álcool. O programa termina tentando contatado com uma das maiores faculdades de são Paulo pedindo explicações para o diretor da unidade sobre o abuso do álcool de maiores e menores de idade em frente a porta da universidade.
COMPREENSÃO TEÓRICA:
Durante todas as cenas de abuso de álcool pelos adolescentes fica claro que todos eles buscam euforia e satisfação pessoal, alguns dizem que estão abusando do álcool para perder a timidez e assim conseguir interagir com o sexo oposto no ambiente, para alcançar a busca de um comportamento considerado ideal para aquela sociedade em que ele está inserido. O abuso de álcool não tem sexo, entre homens e mulheres
...