Relatório de estágio apresentado ao Curso de Psicologia
Por: DENISVALDA • 4/5/2018 • Relatório de pesquisa • 1.325 Palavras (6 Páginas) • 273 Visualizações
[pic 1]
CENTRO UNIVERSITARIO ESTACIO DA BAHIA
ESTÁGIO BÁSICO I
SALVADOR
2018
ANA CLARA CAVALCANTE SILVA
CREMILDA MARIA DE JESUS COSTA
DAIANA NASCIMENTO DOS SANTOS
DENISE CORREA TEIXEIRA
MANUELA LIMA DE OLIVEIRA
NIVIA CRISTINA SANTOS DE SOUZA
SÂNDILA SOUSA FERNANDES
PAULO CÉSAR FERREIRA SANTOS
ESTÁGIO BÁSICO I
Relatório de estágio apresentado ao Curso de Psicologia como parte da disciplina Estágio Supervisionado Básico I, sob a orientação da Prof.ª Ana Paula Sobral Araújo sobre a atuação do psicólogo na área de Psico- Oncologia dentro do NACCI Núcleo de Apoio ao Combate do Câncer Infantil.
SALVADOR
2018
RESUMO: Este trabalho consiste na apresentação do relatório a partir da visita técnica realizada no NACCI – Núcleo de Apoio ao Combate do Câncer Infantil, localizado na Rua do Alvo n. 45 - Saúde, Salvador - BA, e tem como objetivo descrever a história desta instituição trazendo a explanação da contribuição do trabalho do psicólogo, tendo como finalidade o conhecimento da área de atuação clinica, visando uma melhor saúde psíquica em face de todo sofrimento causado pelo câncer.
O surgimento da atuação do psicólogo na instituição do Nacci se deu devido à necessidade de acompanhamento e acolhimento psicológico as crianças e adolescentes com câncer, bem como aos seus familiares. Sendo a totalidade dos seus internos oriundos de diversas cidades do interior, e que devido a escassez de recursos financeiros da família, procuram a Instituição para permanência na cidade, objetivando tratamento eficaz e consequentemente uma melhor qualidade de vida aos seus filhos diante de um diagnóstico tão doloroso.
Com cerca de 460 pessoas cadastradas ativamente no núcleo de apoio, o Nacci sobrevive de doações, da ajuda comunitária e solidariedade de diversos voluntários que se predispõe abraçar a Instituição.
Palavras Chaves: Nacci, Psicólogo,câncer
SUMARY: The emergence of the psychologist's role in the institution of Nacci was due to the need to follow up and psychologically welcome children and adolescents with cancer, as well as their families. Being the totality of its inmates coming from several cities of the interior, and that due to the scarce financial resources of the family, they seek the Institution to stay in the city, aiming at effective treatment and consequently a better quality of life to their children in the face of a diagnosis so painful.
With regard to the objective of this practice is to help face the difficulties and achieve the necessary adaptation to pass through this process in the most balanced and healthy way, that is, a fundamental aid to overcome all stages of the disease: initial diagnosis, bad news, changes in treatment, expectations, results, terminal processes.
With approximately 460 people actively enrolled in the support nucleus, the Nacci survives from donations, community aid and solidarity from various volunteers who are willing to embrace the Institution.
Key Words: Nacci, Psychologist, Cancer
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO....................................................................................................05
2.CARACTERÍSTICAS...........................................................................................06.
2.1 NACCI – Núcleo de Apoio ao Combae do Cancer Infantil
2.2
3.OBJETIVO............................................................................................................06
3.1 NACCI – Núcleo de Apoio ao Combae do Cancer Infantil
3.2
4. FUNCIONAMENTO............................................................................................07
4.1 NACCI – Núcleo de Apoio ao Combate do Cancer Infantil
4.2
5. METODOLOGIA.................................................................................................08
5.1
5.2
6. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA........................................................................09
6.1
6.2
7.CONCLUSÃO.......................................................................................................10
8.REFERÊNCIAS.....................................................................................................11
9. ANEXOS EAPÊNDICES......................................................................................12
INTRODUÇÃO
Este presente relatório de estágio básico I, tem por finalidade proporcionar a vivencia prática, e agregar aos conhecimentos teóricos adquiridos durante a nossa jornada acadêmica.
Apresento essa pesquisa iniciando parcialmente com informações históricas, missão e valores da instituição, e dados da patologia.
O Nacci teve inicialmente o reconhecimento como ''casinha da criança''. Recebeu esse nome de uma grande guerreira chamada Almerinda Argouelo Rivarola, que era portadora de câncer em uma das faces, e sensibilizada com o trabalho solidario exercido, doou a sua casa em Salvador para a instituição. Diante desse gesto nada mais justo do que homenageá-la com o seu nome.
O câncer é a segunda causa de mortalidade infantil no Brasil. atinge entre 12 e 13 mil crianças, anualmente. Estima-se que em torno de 70% das crianças acometidas de câncer podem ser curadas, se diagnosticadas precocemente e tratadas em centros especializados.
Segundo o Inca – Instituto Nacional de Câncer. Estima-se que ocorrerão cerca de 12.600 casos novos de câncer em crianças e adolescentes no Brasil por ano em 2017. As regiões Sudeste e Nordeste apresentarão os maiores números de casos novos, 6.050 e 2.750, respectivamente, seguidas pelas regiões Sul (1.320), Centro-Oeste (1.270) e Norte (1.210).
Estimativa de novos casos: 12.500 (2018 - INCA)
Número de mortes: 2.835 (2013 - SIM)
Nas últimas quatro décadas, o progresso no tratamento do câncer na infância e na adolescência foi extremamente significativo. Hoje, em torno de 80% das crianças e adolescentes acometidos de câncer podem ser curados, se diagnosticados precocemente e tratados em centros especializados. A maioria deles terá boa qualidade de vida após o tratamento adequado.
...