Relações Entre O Indivíduo E O Social
Trabalho Universitário: Relações Entre O Indivíduo E O Social. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: danifgv • 21/2/2014 • 346 Palavras (2 Páginas) • 325 Visualizações
Relações entre o indivíduo e o social
A meu ver a formação da identidade do individuo se inicia logo ao seu nascimento, a mãe é quem o coloca em contato com a sociedade, amigos, escolas e parentes. Nesse convívio começa sua formação e socialização com as crenças e culturas de cada grupo.
Em sua adolescência ocorrem algumas mudanças em sua identidade, suas atitudes mudam ou fortalece conforme a mudança de escolas, colegas e meio de comunicação. Nessa fase o individuo cria novas atitudes e novas opiniões por assuntos como: sociedade, sexualidade, valores de família.
Já na fase adulta seus valores e crenças estão mais fortalecidos o que dificulta sua mudança baseada na sociedade em que se encontra, dessa forma o individuo mantem suas opiniões.
Complexidade do viver coletivo
Para viver em grupo é necessário regras e normas para um bom convívio. A sociedade precisa criar essas regras e normas para amenizar diferenças e conflitos sobre suas diferenças entre sociedades como, por exemplo, diferenças de raças, religiões, politicas e esportes.
Esses grupos têm regras próprias, pois é constituído por vários indivíduos com pensamentos e atitudes diferentes, mas que buscam o mesmo objetivo.
Vale também ressaltar que o indivíduo em um grupo social se expressa de forma diferente da que se estivesse solitário, ele age de forma coletiva.
Exemplos do cotidiano
No trabalho é um exemplo onde temos varias identidades, cada um com suas culturas, crenças e ambições. Uns se destacam mais e outros menos, uma opinião nunca é idêntica à outra e cada individuo tem que saber lidar com a situação, ter jogo de cintura e ir a busca dos mesmos resultados.
Entre família e amigos também existem diferenças, como por exemplo, o futebol, um torce pelo Corinthians e o outro para o Palmeiras, mas conseguem viver em harmonia respeitando essas diferenças.
Conclusão
O individuo esta sempre interagindo com o meio social.
Vivemos em um mundo cheio de diferenças: culturas, raças, crenças, objetivos, ambições...
A socialização tende acontecer a todo o momento.
Referências bibliográficas
- Jacyara C. Rochael Nasciutti.
Reflexões sobre o espaço da Psicossociologia.
In: Documenta Eicos, 1996, nº 7.
- Socialização (Paulo Rogério da Motta)
www.euniverso.com.br
...