Resenha Documentario Inicio da Vida
Por: pri_felsch • 21/4/2021 • Resenha • 286 Palavras (2 Páginas) • 221 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP
CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA
Disciplina: Psicodiagnóstico
Relatório referente ao vídeo “O Começo da Vida", dirigido por Estela Renner
O investimento na formação de um ser humano requer tempo, é preciso formar uma base segura, para que o edifício se erga a fim de suportar a carga da vida.
Criança precisa de afeto, cuidado, criar consistentes vínculos com outro ser humano, sentir seguro e ter um ambiente que favoreça seu desenvolvimento e autonomia. Um ambiente seguro e com afeto, apoia a criança em seu desenvolvimento, estimula sua curiosidade de descobrir e aprender sobre o mundo que está a sua volta.
Importante comentar que no documentário há relato de vários profissionais dando suas contribuições,
Uns falando que o vínculo da mãe é mais importante, depois outros falando que é o papel do tutor – Mãe, Pai, vó, vizinho, ou seja, quem tem o papel de cuidar. Não necessariamente a mãe. Existe prejuízo em este vínculo ser feito com pais, ou avós no desenvolvimento da criança?
Qual seria este prejuízo para a criança? Ou é somente uma questão cultural?
No documentário aborda a questão de que a formação do indivíduo seria 50% genético + 50% ambiente.
Um ponto abordado no documentário é a fala da mãe que diz: A maternidade é uma construção, me fez lembrar daquele estudo Harlow, onde diz que até os 10 meses a 1 ano, o bebê não ama a mãe, ele tem apego por segurança.
O documentário me fez refletir sobre Teoria do Apego de Bowlby 1984, descreve que o apego seguro, é o acolhimento do tutor onde a criança se sente seguro e confortável. Acredita-se através da teoria do apego que os comportamentos identificados na criança nos primeiros anos de vida. Farão parte de sua personalidade.
...