TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha: Lugares Comuns

Por:   •  31/10/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  344 Palavras (2 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 2

RESENHA DO FILME: LUGARES COMUNS

(LUGARES COMUNES)

ARGENTINA , 2002 , 110 MIN.

Gênero: Drama

Direção: Adolfo Aristarain

O filme “Lugares Comuns” conta a história do professor universitário de literatura, Fernando Robles que se vê obrigado a aposentar-se por causa da crise e por suas convicções políticas. Casado com Liliana, vive numa relação afetuosa e amorosa, moram na Argentina, numa época de acentuada crise econômica. O casal tem um filho, residente na Espanha, funcionário de uma grande empresa onde é muito bem remunerado.

O enredo retrata o cotidiano desse casal, apresentando as dificuldades de Fernando ao ser compulsoriamente aposentado. Com a mulher, tem de se acostumar a uma nova vida e ao fato de que, nesse momento, se sente um inútil para a sociedade.

Nesse contexto, podemos observar dificuldades relacionadas à nova situação econômica e à crise existencial decorrente do avanço da idade e ao fato de Fernando achar que seu filho abandonou seu país (Argentina) e seu sonho de ser escritor, por escolher uma carreira unicamente em função do dinheiro.

Aos poucos, Fernando vai se isolando socialmente e já não encontra prazeres externos, a não ser ficar em casa, diante da TV, bebendo e fumando.

Em crise, vendem o apartamento em Buenos Aires e mudam-se para o interior, sob a pretensão de conquistar um novo lugar para chamar de seu e se tornar um empreendedor.

Durante o filme foi possível perceber a frustração e a perda de ânimo do personagem. Para Fernando, o significado da vida estava em viver de acordo com os seus valores e com os objetivos que o conduziam para que atendesse suas expectativas, expectativas essas permeadas por tudo que acreidava, historicamente e politicamente. O filme nos mostra, de forma clara, que o trabalho tinha valor fundamental na sua vida. Para ele, a aposentadoria anunciada foi como se a “morte” estivesse sendo planejada. como se precisasse morrer antes de morrer. O processo de “aposentar-se” pra ele não foi pensado.

Como tentativa de encarar a realidade, Fernando busca alcançar novos ideais, a proposta da plantação de lavanda, por exemplo, que vem como uma tentativa de superar a angústia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (60.1 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com