Resenha filme o pequeno nicolau
Por: estherjack24 • 28/4/2015 • Resenha • 958 Palavras (4 Páginas) • 5.472 Visualizações
Resumo do filme: o pequeno Nicolau
POR Esther pereira. 20131104372. Prof. Eliane: clínica com crianças
Conteúdo:
O filme começa quando a professora de Nicolau pede aos alunos que façam uma redação contando o que querem ser quando crescerem, seus amigos contam que um quer ser político, outro empresário, porém para o Nicolau, que considera sua vida ótima, apenas quer que ela continue como está. “Ele não quer crescer”, quer continuar criança. Ao ouvir uma conversa de seus pais, ele passa a acreditar que sua mãe está grávida e a preocupação toma conta de Nicolau, que acredita que seus pais não lhe darão atenção e o abandonarão na floresta, como acontece na história de “O Pequeno Polegar”.
O medo e a certeza da gravidez da mãe aumentam com a descrição dada por seu amigo da escola sobre o “comportamento estranho” de seus pais. Nicolau passa a reparar no tratamento entre seu pai e sua mãe e percebe que ambos estão muito carinhosos um com o outro, logo em seguida acontece a ausência de seu amigo que acabou de “ganhar” um irmão. Nicolau então se desespera e decide por fazer de tudo para agradar sua mãe, compra-lhe rosas, vai a festas indesejáveis, usa roupas incômodas, tudo para que sua mãe não o abandone. Seu comportamento não faz efeito e seus pais decidem por passear no bosque, o que para Nicolau demostra a certeza de que ele será abandonado e ele se tranca no carro. A solução lógica encontrada por Nicolau e seus amigos é se livrar do bebê que está por vir. Eles iniciam um plano para a “limpeza”, e decidem em contratar um conhecido, que na realidade é um mecânico, para realizar o planejado pelas crianças. A partir daí acontece uma sequência de trapalhadas de Nicolau e seus amigos, pois eles precisam arrecadar 500 francos e um carro para que o “serviço” de se livrar de seu futuro irmãozinho(a), seja feito; eles usam de toda a criatividade infantil, inclusive criam uma “poção mágica”, dos quadrinhos do “Obelix e Asterix”, que dará uma força descomunal para a criança que bebê-la.
Quando os garotos conseguem o dinheiro e o carro, o “amigo abandonado pelos pais na floresta” como eles imaginavam. Esse amigo aparece com seu irmão menor, e explica a todos que o que ele teve foi varíola, e por esse motivo estava proibido de vir à escola. O amigo explica o que poderá fazer pelo irmão menor, como ensiná-lo a jogar bola, andar de bicicleta, e servir como exemplo para ele.
Então Nicolau corre para sua casa e diz aos pais que deseja ter um irmão. Algum tempo depois a mãe de Nicolau engravida, e ele cria todos os planos possíveis para cuidar do irmão que virá. O que ele não esperava é que sua mãe daria a luz a uma irmã e não a um irmão.
Relação com a teoria
A história é narrada pelo próprio Nicolau, para garantir a ideia de que todo o desenrolar do filme tem como base a maneira como as crianças entendem o mundo exterior, a partir do mundo interior que criam com suas fantasias e imaginação. Ser filho único e ter o amor de sua mãe, o fazia feliz e satisfeito e desejava permanecer sempre criança. Nicolau tem um amor e um carinho muito grande por sua mãe, sendo assim, Segundo a teoria de Freud, esse grande apego por sua mãe seria indícios do complexo de Édipo, vivido por ele na fase Fálica. Para Freud, o Complexo de Édipo é uma etapa fundamental do desenvolvimento psicossexual da criança e ele definiu que esta ocorria nos meninos entre dois e cinco anos de idade, quando eles experimentam sentimentos intensos de ciúme, amor, ódio, que desaparecem assim que eles tenham se identificado com o pai e aprendido a reprimir seus instintos sexuais. O menino que tenha se fixado nesta fase do desenvolvimento libidinal chamada fálica, ou em qualquer uma das outras etapas assinaladas por Freud, como oral, anal e latente, pode passar por problemas na vida adulta, devido à falta de gratificação de suas necessidades.
...