Responsabilidade Social
Dissertações: Responsabilidade Social. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: drulisca • 13/9/2014 • 408 Palavras (2 Páginas) • 227 Visualizações
INTRODUÇÃO
Irei abordar de forma rápida, algumas atitudes que tenho e que posso vir a ter para auxiliar no desenvolvimento sustentável dentro da sociedade capitalista em que vivemos atualmente. Assuntos como água e esgoto, reciclagem, preservação das matas e meio de transporte.
RELATÓRIO
Pensando no meio Ambiental e social em que estou incluída, sendo ele uma área de reserva da floresta, próximo a um parque florestal, a primeira medida que posso tomar, é manter pelo menos 30% do meu terreno sem construção, e plantar algumas árvores que, além de embelezar o espaço, ajuda a preservar a mata, tendo eu já visto macacos, lagartos, tucanos nas margens da mesma floresta.
Um quesito importante e muito discutido nos dias atuais é o uso adequado da água, hoje, já costumo economizar, na hora do banho, no lavar roupas, evitando gastar água lavando quintais, escadas e carro. Para isso, armazeno água da chuva em caçambas fechadas. Um ponto importante é a luta que travamos com a prefeitura em relação ao tratamento do esgoto, sendo ele inexistente e descartado em um córrego que deságua direto na represa Billing, participamos também de auditórias buscamos apoio para a resolução desse problema e de outros como o desmatamento para criação de casas pela população.
Para se falar de desenvolvimento sustentável é importante falar de meios de transporte, sendo os gases emitidos por eles um dos grandes responsáveis pelo aumento do efeito estufa e por assim dizer o aquecimento global. Em relação a políticas publicas, acredito que o rodízio de carros tem que ser expandido para todo o estado de São Paulo e não só o centro, inibindo assim, o uso do carro em determinados dias diminuindo não somente a emissão de gases, mas também o trânsito. É primordial a criação e expansão de ciclovias, para incentivar a população ao uso de bicicletas que além de não ser prejudicial para o planeta faz bem para a saúde. “Eu gosto e apoio”.
Em geral, para haver realmente um desenvolvimento e chegar à sustentabilidade é preciso uma conscientização de cada individuo habitante deste planeta, mas para isso é necessário que não somente classe baixa se conscientize, de certa forma todos juntos ajudando cada um na sua casa e fora dela, por meio de lutas contra empresas fora do padrão sustentável, prefeituras que só pensão economicamente e ricos que se acham no direito de esbanjar por “terem pagado”. Eu também pago, uso, economizo, reciclo e amo o mundo que vivo, por isso quero que ele perdure.
...