Resumo Behaviorismo - Capitulo 3
Por: Bruno Costa • 21/11/2018 • Resenha • 354 Palavras (2 Páginas) • 452 Visualizações
Resumo do capítulo 3 (Behaviorismo)
O termo behaviorismo vem do inglês “Behavior”, em português, comportamento. Surgiu com Watson, quando decidiu usá-lo como objeto de estudo da psicologia, podendo ser a resposta e ou causa de diversas variáveis do meio em que estamos inseridos uma vez que surge em nós alguns estímulos motivacionais.
Partindo de respostas e estímulos para demonstrar as diversas reações do organismo diante de algumas circunstâncias, e tornando assim o homem, o homem em produto e produtor de tais interações.
Outros behavioristas o sucederam, entre eles, Shinner, com seu “comportamento respondente”, (o mesmo não é voluntário, o estímulo-resposta, ambiente-sujeito). Sendo assim também o “operante”, que inclui todos os movimentos do organismo que tem efeito sobre o mundo que o cerca; consciências criadas por nossas ações (neste caso o estímulo pode ser “reforçador”, podendo este reforço ser positivo ou negativo, o que tenderá alterar a resposta final).
Alguns processos foram formulados para essa análise comportamental. Como o de “extinção”, do qual uma resposta deixa de ser reforçada, podendo esse reforço ser até extinto. E o de “punição”, no qual se baseia na consequência de uma resposta quando um estimulo reversivo se manifesta ou remove um esforço positivo. O “controle” de estímulos, quando o comportamento está sob controle, acaba tornando-se dependente deles.
E por fim, o de “descriminação”, é quando à presença de um mesmo estimulo e situação, tem resposta é alterada. O de “generalização”, onde há respostas semelhantes sobre uma série de estímulos percebidos como semelhantes.
...