Resumo Livro Aprendendo a Observar
Por: Poliana Cruz • 29/9/2020 • Trabalho acadêmico • 423 Palavras (2 Páginas) • 391 Visualizações
No exemplar, tem-se como pergunta inicial, por que um curso de observação? Sendo um questionamento originalizado no início de tudo, pois há um interesse mútuo em saber em qual medida do curso a observação irá contribuir para sua formação.
O psicólogo em si atua em uma área científica, também como cientista do comportamento, investigando, descrevendo ou aplicando os princípios de leis e seus comportamentos. Lidando principalmente com informações comportamentais e suas mudanças no ambiente físico ou social relacionadas ao comportamento através de observações básicas que o levam para questões gerais.
A observação mostra-se como o meio mais eficaz para a coleta de dados, pois o uso de tais informações coletadas por meio da observação influência mais em sua realidade do que em suas suposições, preconceitos e interpretações. Fazendo com que haja uma melhor compreensão de sua natureza e ações transformadoras.
O cientista comportamental que registra e relata suas observações, dá a oportunidade de que haja um repertório de sua ação, assim então, os procedimentos conclusivos podem ser observados, criticados, aplicados e aperfeiçoados por terceiros. Pois a sua ação se torna um instrumento para além da socialização e coleta do material, mas também se torna um meio para avaliar o seu trabalho científico.
Por meio das observações sistemáticas do comportamento, os cientistas têm conseguido pontuar relações que entrelaçam o comportamento em certas circunstâncias ambientais. Trazendo como descoberta que o comportamento tem influência nas consequências produzidas no ambiente; as formas em que essas consequências se distribuem no tempo é determinante para diferentes padrões de comportamento e que o comportamento pode se prestar a influência de estímulos isolados em detrimento de outros, tudo ocasionado pelo ambiente.
Ao contrário da pesquisa, a observação também é eficaz para a utilização em diferentes áreas da psicologia, por exemplo as áreas; clínicas, escolares e organizacionais. Em sua clínica, o psicólogo observa para identificar de onde se origina aquele tipo de comportamento. Já os escolares recorrem à observação para identificar quais são as deficiências na aprendizagens e socialização para com os jovens e crianças, já com os professores, tentar identificar as dificuldades no currículo escolar ou no ensino ministrado. O organizacional observa para a identificação das necessidades de treinamento, dinâmicas grupais no ambiente de trabalho, análise de funções e etc.
E é com base nessas observações que o psicólogo realiza seus diagnósticos preliminares, identificando deficiências existentes, variáveis que afetam o comportamento e os recursos disponíveis no ambiente. Com essas ferramentas, ele tem a capacitação para decidir quais os meios e procedimentos mais adequados para a obtenção de ações que irão o levar para resultados que pretende atingir.
...