Resumo Sobre Doença ELA
Monografias: Resumo Sobre Doença ELA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: beela • 3/4/2014 • 1.446 Palavras (6 Páginas) • 1.007 Visualizações
Neurofisiologia
Esclerose Lateral Amiotrófica
São José dos Campos
02/10/2013
Trabalho referente à disciplina de Neurofisiologia, sobre a Esclerose Lateral Amiotrófic do 4º período do Curso de Psicologia da Universidade Paulista, UNIP, orientado professora X, realizado pelas alunas:
São José dos Campos, 02 de outubro de 2013.
ÍNDICE
Introdução -------------------------------------------------------------------------- 3
O que é ELA?----------------------------------------------------------------- 7
Causas, sintomas e aspectos psicológicos--------------------------------------------------- 9
Sistema nervoso e neurônio motor---------------------------------------------------- 10
Conclusão -------------------------------------------------------------------------- 12
Referências Bibliográficas -------------------------------------------------------------------------13
INTRODUÇÃO
O tema do nosso trabalho é a Esclerose Lateral Amiotrófica, uma doença rara que desencadeada pela degeneração do neurônio motor, um dos principais agentes do sistema nervoso. Para entender o funcionamento da doença, é necessário compreender o funcionamento do sistema, sua estrutura anatômica e suas partes principais.
DIVISÃO ANATÔMICA DO SISTEMA NERVOSO:
O presente relatório visa apresentar um resumo da aula no laboratório de neurofisiologia. O Sistema Nervoso Central é composto pelo encéfalo e medula espinhal. Sendo o encéfalo composto pelo cérebro (Telencéfalo e Diencéfalo), Tronco encefálico (Mesencéfalo, Ponte e Bulbo) e pelo Cerebelo. E em Sistema Nervoso periférico que é composto pelos Nervos (Cranianos – Encéfalo (Sensitivo, motores, Viscerais), Espinhas (Medula), pelos Gânglios e Terminações nervosas.
Imagem 1 – Sistema Nervoso Central.Imagem 2 – Divisão esquemática do Sistema Nervoso.
TELENCÉFALO:
O Telencéfalo compreende os dois hemisférios cerebrais, direito e esquerdo, e uma pequena parte mediana situada na porção anterior do III ventrículo. Os dois hemisférios cerebrais são separados pela fissura longitudinal do cérebro cujo assoalho é formado pelo corpo caloso. Os hemisférios cerebrais possuem cavidades, os ventrículos laterais direito e esquerdo. Cada hemisfério possui três polos: frontal, occipital e temporal.
Imagem 3 – Telencéfalo.
A superfície do cérebro apresenta sulcos e giros :
Lateral – Sylvius: separa o lobo frontal do lobo temporal. Ele é subdividido em ascendente, anterior e posterior.
Central: separa o lobo parietal do frontal é ladeado por dois giros pré- central e pós-central. As áreas situadas adiante do sulco central relacionam-se com a MOTRICIDADE, enquanto as situadas atrás deste sulco relacionam-se com a SENSIBILIDADE.
Parieto-occipital: que separa o lobo parietal do occipital.
Imagem 4 – Sulcos e Giros.
LOBOS:
Os lobos cerebrais recebem o nome de acordo com a sua localização em relação aos ossos do crânio. Portanto, temos cinco lobos: frontal (motricidade), temporal (audição), parietal (sensibilidade/tato), occipital (visual) e o lobo da ínsula, que é o único que não se relaciona com nenhum osso do crânio, pois está situado profundamente no sulco lateral.
Imagem 5 – Lobos.
DIENCÉFALO:
O Diencéfalo compreendem as seguintes partes: tálamo, hipotálamo, epitálamo e subtálamo, todas relacionadas com o III ventrículo.
Tálamo: serve como uma estação intermediária para a maioria das fibras que vão da porção inferior do encéfalo e medula espinhal para as áreas sensitivas do cérebro. O tálamo classifica a informação, dando-nos uma idéia da sensação que estamos experimentando, e as direciona para as áreas específicas do cérebro para que haja uma interpretação mais precisa. Funções do Tálamo: Sensibilidade; Motricidade; Comportamento Emocional; Ativação do Córtex; Desempenha algum papel no mecanismo de vigília entre outras.
Hipotálamo: É uma área relativamente pequena do diencéfalo, situada abaixo do tálamo, com funções importantes principalmente relacionadas à atividade visceral. Funções do Hipotálamo: Controle do sistema nervoso autônomo; Regulação da temperatura corporal; Regulação do comportamento emocional; Regulação do sono e da vigília; Regulação da ingestão de alimentos; Regulação da ingestão de água entre outras.
Imagem 6 – Diencéfalo.
O QUE É ESCLEROSE LATERAL AMIOTRÓFICA (ELA)
Como vimos ao longo do bimestre, o sistema nervoso é responsável pelo funcionamento do organismo, que abrange desde a sensibilidade até os movimentos voluntários e involuntários, essenciais para a nossa sobrevivência. Um dos importantes agentes desse sistema é pelo neurônio motor (Figura 1), que envia impulsos para os músculos, permitindo os movimentos voluntários do nosso organismo.
Figura1.
A doença ocorre com a degeneração progressiva no primeiro neurônio motor superior no cérebro e no segundo neurônio motor inferior na medula espinhal (figura 2), que ao se desgastarem ou morrerem, já não conseguem mais mandar mensagens aos músculos, acarretando no enfraquecimento e atrofia muscular(Amiotrófica) e a incapacidade de mover os braços e as pernas (Esclerose), normalmente de um lado do corpo (Lateral), e por se tratar de uma doença que se desenvolve
...