Resumo Ética e Filosofia Moral
Por: Tatiabacate • 7/11/2019 • Trabalho acadêmico • 1.239 Palavras (5 Páginas) • 288 Visualizações
O termo ética vem do grego Ethos que significa casa tua morada, lugar que remete à ideia de costumes. outro termo ligado à ideia de costumes emerge da ação do ser humano no mundo ponto trata-se do termo moral que vem do latim mos, mores, remetendo a hábitos.
Tanto a ética quanto a moral vinculam-se a norma, criada a partir de costumes constituídos historicamente. No mundo da cultura, as normas morais podem não ser, necessariamente, éticas Chauí afirma que "a simples existência da moral não significa a presença explícita de uma ética entendida como filosofia moral isto é uma reflexão que discuta e problematize o significado dos valores morais". Nesse sentido, um grupo pode existir tendo a moral como princípio normativo para o agir do sujeito, sem despertar neles a reflexão necessária para se tomar decisões.
A ética é a construção da razão demonstrativa que expressa seu caráter de meios e fins, a partir da inserção do ser na cultura. Nessa direção, em diferentes épocas há diferentes costumes. ao se pensar a ética e seus fundamentos para as profissões É necessário compreender a ordem das razões que sustentam tal reflexão três dimensões auxiliam neste processo sobre o Ethos do sujeito no mundo: A morada dos gregos, a de I. Kant e o princípio da utilidade.
É na busca para se conhecer que a ética grega organiza-se em torno de quatro categorias, segundo Lima Vaz: bem o fim, virtude, lei e justiça. O saber ético vai encontrando o seu lugar na medida em que a virtude e a lei ligam-se ao bem comum.assim, a prática da virtude frente a norma da cidade garante ao indivíduo alcance de sua meta, ou seja, a felicidade de conhecer a si mesmo.
Em Kant, a conformidade com a lei não garante a ação justa pois a obediência à lei requer a marca do dever.
Já no princípio da utilidade, a noção de moralidade assume o caráter valorativo das ações boas ou más, a correspondência com a lei leva a uma aplicabilidade, para esse princípio de utilidade e a dimensão da de odontologia surgem como expressões circunscritos aos aspectos jurídicos o que se designa é a ciência ou a teoria do que é preciso fazer. posteriormente, essa concepção moral irá compor um conjunto de regras e deveres profissionais. A deontologia os códigos de ética representa a regra de deveres atinentes ao exercício das profissões.
A exigência de uma ética prática corresponde a relação entre eu e o outro, definida pela situação de se pertencer ao mundo. O código de ética profissional apenas demonstra o caráter normativo dos princípios norteadores das profissões. Cada categoria profissional tenderá a articular o código de conduta profissional frente a relação que se estabelece com o outro.
Ao se pensar na ética como morada dos profissões ou na reorganização de um código ético profissional, há que se buscar compreender o fundamento em que está alicerçada a profissão; no caso da psicologia, a questão da subjetividade.
Ética e o Ser Ético na atuação do Psicólogo
O psicólogo, profissional presente nas instituições de saúde, tem a sua prática atravessada por vivências de grande significado na vida das pessoas: o nascimento, a doença e a morte. são inúmeras as situações que constituem dilemas éticos na relação do psicólogo com a pessoa atendida ou familiares desta, ou na relação com a equipe de trabalho. Até onde manter o sigilo profissional? É possível quebrar o sigilo? Em quais situações? Como agir frente a atitudes antiéticas de colegas de trabalho? Além destas questões é possível enumerar muitas outras. Questões essas que, para serem debatidas, nos obrigam a refletir sobre pontos centrais: O que é ética? O que é ser ético, ou mais precisamente, em que o psicólogo que trabalha em instituições de saúde deve pautar-se para que sua postura possa ser considerada ética? Tentando responder a primeira questão o autor recorre a Chauí que compreende a ética como uma reflexão crítica sobre a moral ou seja, pensar naquilo que se faz, que pensar os costumes, normas e regras vigentes na sociedade.
Já na segunda pergunta o autor responde à questão considerando três possibilidades:
o psicólogo deve pautar-se no código de ética profissional do psicólogo, pois o seu comprimento garante uma postura ética;
o psicólogo deve agir com base em suas convicções pessoais, guiado por seus valores e princípios, construídos ao longo de sua formação pessoal e profissional;
o psicólogo deve agir tendo como base princípios éticos que servem a todos, ou seja, princípios que não prioriza em crenças ou valores pessoais
Considerando a primeira possibilidade, convém questionar: Será que
...