Roteiro Psicopedagógico
Por: Flávia Scantamburlo • 14/12/2017 • Pesquisas Acadêmicas • 562 Palavras (3 Páginas) • 222 Visualizações
9º PERÍODO DE PSICOLOGIA
ROTEIRO PSICOPEDAGÓGICO |
2016
1º Sessão: Queixa
Entrevista inicial com o responsável, onde é dito o motivo da consulta, e pode se começar a estabelecer hipóteses sobre aspectos importantes para o diagnóstico de aprendizagem.
2º Sessão: Entrevista
Entrevista com o sujeito, onde ouvimos do mesmo, se sabe o motivo pelo qual está ali, se concorda, e o que pensa de tudo que está acontecendo. Além disso, já se pode fazer uma primeira observação de modo geral.
3º Sessão: Aplicação de provas do diagnóstico operatório
Prova de conservação: Ultilizando líquidos
A conservação diz respeito a igualdade e possibilita a percepção de que mesmo diante de transformações o objeto conserva sua identidade, integridade ou qualidade em questão. Estas questões são importantes para os processos reguladores das atividades do sujeito em sua adaptação frente a realidade. O que se observa nestas prova é o êxito ou não na variável quantitativa em distintos conteúdos.
Prova de classificação: Ultilizando flores
Essa prova avalia o domínio do sujeito a respeito da classificação.
Prova de seriação: Ultilizando palitos
Essa prova demonstra o processo pelo qual se comparam os objetos e se estabelecem as diferenças entre eles. A seriação origina a gênese do número , a noção de quantificação e faz parte da gênese das estruturas lógicas elementares.
4º Sessão: Aplicação da Eoca
Este instrumento consiste em uma entrevista estruturada que põe em evidência o aprendizado e conta como reativos quaisquer material, dependendo da idade do educando e da queixa. Proponho ao aprendente que ele me mostre o que sabe fazer e o que lhe foi ensinado usando o material contido na caixa.
5º Sessão: Ainda aplicando a Eoca , acompanhada de entrevista
Nesta sessão começarei a fazer perguntas referentes a ultima observação do sujeito manipulando o material da caixa, e sujerindo que faça atividades que ainda não fez, como fazer alguma conta ou escrever frases.
6º Sessão: Aplicação da família educativa e par educativo
Nesta sessão estarei aplicando o teste da família educativa para observar como o sujeito apresenta seu vínculo de aprendizagem com o grupo familiar e com cada um dos integrantes da mesma.
7º Sessão: Anamnese
A anamnese consta de uma segunda entrevista com os pais com o objetivo de retirar dados sobre a história vital do avaliado. Visa também confirmar ou descartar algumas hipóteses levantadas na entrevista operativa. A história vital dará uma série de dados objetivos que estão vinculados ao problema atual e também permite detectar o grau de individuação que o avaliado tem com a mãe, assim como a de ser a sua história a continuação da história dela.
8º Sessão: Devolutiva
Depois de toda observação e análise , o psicopedagogo já deve ter formado uma visão global do indivíduo em sua contextualização na família, na escola e no meio social em que vive. Deve-se ter uma compreensão de seu modelo de aprendizagem, como o que já aprendeu, o que pode aprender, o que aprende no ponto de vista afetivo-social, que recursos possui, se os mobiliza ou não,e o que tomam seus interesses na busca do conhecimento. Apartir desta visão, se deve dar as devidas orientações aos pais e à escola. Ex: troca de turma ou de escola, forma de posicionar o indivíduo em sala de aula, modo de lidar com ele em casa e na escola, reformulação de exigências, atribuição de responsabilidades, revelação de fatos, etc. Além das indicações de atendimentos a serem feitos, seja de psicopedagogia, fonoaudiologia, psicoterapia, etc.
...