Roteiro de Estudo: Avaliação Psicológica
Por: Jéssica Rizerio • 27/5/2018 • Pesquisas Acadêmicas • 910 Palavras (4 Páginas) • 420 Visualizações
Roteiro de estudos 1
- O que é um teste psicológico?
É uma medida objetiva e padronizada de uma amostra comportamento, é um conjunto de tarefas pré-definidas, que o participante precisa executar em uma situação artificializada ou sistematizada, em que o seu comportamento na situação vai ser analisado, descrito e julgado, e essa descrição é geralmente feita utilizando números.
- O que é avaliação em psicologia e no que ela consiste?
É um processo cientifico limitado no tempo que utiliza técnicas e testes psicológicos (input) em nível individual ou não, seja para entender problemas a luz de pressupostos teóricos, identificar e avaliar aspectos específicos, seja para classificar o caso e para ver uma possível comunicando os resultados (output), nas quais são propostas soluções se for o caso.
- Como se define a Avaliação Psicológica segundo o CFP?
Segundo o CFP a avaliação psicológica é uma função do psicólogo e, como tal se encontra definidos na lei N°4.119 de 27/08/62, que regulamenta a profissão do psicólogo, na alínea “a” parágrafo 1° artigo13. Esse mesmo órgão aponta que avaliação psicológica refere-se a interpretação de informações psicológicas, resultantes de um conjunto de procedimentos confiáveis que permitem ao psicólogo avaliar o comportamento. Aplica-se ao estudo de casos individuais ou de grupos. Estes devem apresentar-se com alto grau de precisão e validade, principalmente com regras e situações bem definidas e um código operacional de tal forma que permita qualquer psicólogo examinando chegar ao mesmo resultado obtido por outro psicólogo dentro do mesmo período.
- Qual o objetivo da Avaliação Psicológica?
Pode ter um ou mais objetivos dependendo da quantidade de hipóteses inicialmente formulados. Sendo assim é possível realizar:
-Avaliação de capacidade intelectual;
-Avaliação dos aspectos emocionais;
-Entrevistas.
- Como é definido o Processo Psicodiagnóstico segundo Cunha (1993) e Ocampo e Arzeno (2001)?
“Um processo cientifico, limitado no tempo que uiliza técnicas e testes psicológicos (input) em nível individual ou não, seja para entender problemas de pressupostos teóricos, identificar e avaliar aspectos específicos, seja para classificar o caso e prever seu curso possível, comunicando os resultados (output) nos quais são proposto soluções se for o caso” (Cunha, 1993).
“Institucionalmente, o processo psicodiagnóstico configura uma situação com papéis bem definidos e com um contrato no qual uma pessoa (o paciente) pede que a ajudem, e outra (o psicólogo) aceita o pedido e se compromete a satisfazê-lo na medida de suas possibilidades. É uma situação bipessoal (psicólogo-paciente ou psicólogo ou psicólogo- grupo familiar), de duração limitada, cujo objetivo é conseguir uma descrição e compreensão, o mais profunda e completa possível, da personalidade total do paciente ou do grupo familiar. Enfatiza também a investigação de algum aspecto em particular, segundo a sintomatologia e a s características da indicação (se houver). Abrange os aspectos passados, presentes (diagnóstico) e futuros (prognóstico) desta personalidade, utilizando para alcançadas tais objetivos certas técnicas (entrevista semidirigida, técnicas projetivas, entrevista de devolução)” (Ocampo e Arzeno 2001)
- Quais são as etapas de um processo de avaliação psicológica?
-Plano de avaliação: deve ser estabelecido com base nas hipóteses, definindo-se os instrumentos que serão utilizados.
-O psicólogo deve estar atento a quando e como utilizar os testes;
-Os resultados obtidos nas provas devem ser associados às informações coletadas na história clínica, história pessoal e outros dados observados;
-Os testes devem ser adequados não só às hipóteses levantadas, mas também a idade e escolaridade do examinando
-Avaliam-se os escores, através de consulta em tabelas e os resultados são fornecidos em dados quantitativos e qualitativos.
...