Roteiro de análise do filme “A Onda”
Por: angelicateca • 22/11/2018 • Resenha • 959 Palavras (4 Páginas) • 704 Visualizações
Roteiro de análise do filme “A Onda”
- Conceituação de grupo:
Relacionamento entre 2 ou mais pessoas para uma finalidade específica e que considerem esta relação significativa.
No filme podemos conceituar o grupo como, conjunto de pessoas que possuem objetivos em comuns ou que compartilham valores. (Lewin). No filme os membros do grupo tinham o objetivo de conseguir créditos na escola.
- Estruturação do grupo (quem são os seus membros e como estão interligados):
O professor Rainer Wenger como figura de liderança escolhida pelos alunos, e os alunos adolescentes alemães com características emocionais vulneráveis.
No início do projeto alguns alunos rejeitam o controle absoluto, extremismo e a unicidade comportamental exigida para participar do grupo. Após algumas determinações, o Wenger determina a uniformização para tornar todos iguais.
- Descrição da figura de liderança:
O professor Wenger é eleito o líder autocrático do projeto, a figura de um chefe autoritário, intimidador e manipulador que impõe passividade e submissão ao grupo. A partir disso, implementa medidas ditatoriais de controle para uniformidade do grupo em prol do projeto.
- Que tipos de elementos foram usados para criar uma identidade grupal?
Ajuda mútua, nivelamento entre todos os estudantes: estudantes com dificuldade em determinada matéria faz parceria com quem não tem dificuldade. Para aprender o valor de comunidade e de ajuda; uniformes, quem não usa branco na sala de aula, não pode ser considerado participante e nem ter voz dentro do grupo, assim como, quem não cumprimenta com a saudação da onda não é reconhecido como igual e nem tem respeito; o nome é uma forma de identificação do grupo; comportamento uniforme ditatorial. Pressão e controle dos comportamentos para uma unicidade de grupo através da disciplina. Para formar uma unidade o Wenger implementou movimentos sincronizados/sonorizados para o grupo com uma intenção subjacente a todos, incomodar a aula de anarquia.
- De que modo as pressões sociais são capazes de mudar os indivíduos?
No filme percebemos a pressão inicial do Wenger com os dois alunos Rayner e o outro indivíduo que não quiserem seguir as regras e se levantar. Ele os convida a sair do grupo. O exemplo da garota que não aceitou vestir-se de branco e vestiu-se de vermelho, houve uma pressão do grupo e até do companheiro dela para se alinhar ao comportamento uniforme do grupo. O próprio líder e o grupo passam a desdenhar dela.
O líder passa a ser falado pelo grupo dos professores por implementar medidas inéditas e rígidas ao experimento “A onda”. O Sr Wenger passa a ser confundido com Rayner e vice-versa por sua esposa. Sendo assim as pressões grupais são capazes de modificar pensamentos, comportamentos dos indivíduos gerando uma conformidade no grupo.
- Deem exemplos de mudanças individuais após a formação do grupo “A Onda”.
- O jovem que tenta impor sua vontade e ordem para execução da peça, sendo que a protagonista é a garota que não aderiu a uniformização imposta pelo líder Wenger.
- A garota protagonista e vista como a mais bonita da turma se exclui da uniformização e acaba se excluindo do grupo pois tem tendências egoístas.
- Os garotos tidos como “fortes” ajudam o garoto “fraco” que não fazia parte do grupo anteriormente ao projeto. O garoto “fraco” passa a ter coragem portar arma para beneficiar o grupo.
- Os jovens do grupo extrapolam o sentido da “onda” e levam a unicidade grupal para suas relações sociais com outros indivíduos e grupos. Sendo assim passam a identificar-se socialmente com pichações e adesivagem, transbordam o sentido de projeto escolar.
Indivíduos do grupo e liderança passam a ter comportamentos autoritários em suas relações pessoais fora do projeto. Quando reconhecem erros os indivíduos do grupo buscam ajuda do líder.
- Pensamento grupal
Houve inicialmente um estranhamento por parte dos componentes do grupo em seus habitats cotidianos e familiares a respeito dos comportamentos exigidos pelo Wenger como condizentes para participar do grupo. Após a dissolvição do grupo, os indivíduos entram em colapso comportamental, Tim mata um colega e se suicida por não aceitar o fim da Onda.
...