Síntese Dos Aspectos Psicológicos Relevantes Da Obra Vigiar E Punir
Por: ElHombre0606 • 5/5/2017 • Resenha • 314 Palavras (2 Páginas) • 248 Visualizações
Síntese Dos Aspectos Psicológicos Relevantes Da Obra Vigiar E Punir
Nota de Leitura
Vigiar e Punir, de Michel Foucault
Foucault inicia em seu texto mostrando a construção do ideal físico e comportamental para um soldado. À volta ao ideal do soldado faz com que entendamos o surgimento do conceito de disciplina que diz respeito ao controle do corpo e do comportamento humano.
Assim, a disciplina se constrói numa coerção ininterrupta que molda o corpo e o comportamento. A monástica, por exemplo, embora não tão especifica quanto ao corpo, como no caso do soldado, molda o monge para obedecer a autoridade eclesiástica, a despir-se de qualquer luxo e aprender a viver com o mínimo.
Diferentes instituições disciplinares têm muitos exemplos de medidas disciplinares e de coerção, violenta ou não. Para Foucault, a disciplina dá espaço a uma nova microfísica do poder, em que tais instituições têm o poder de controlar, desenvolver e moldar os indivíduos de acordo com sua ideologia e necessidade social, como a formação de um proletariado.
A disciplina, então, procede de uma repartição dos indivíduos dentro de um espaço. É estabelecido o conceito de clôture, em que confina-se aqueles a que deve-se disciplinar, concentrando-os dentro de uma espaço, como a prisão ou mesmo a escola.
Como exemplo, os colégios jesuítas, cita Foucault, tinham uma organização binária e massiva com salas com centenas de alunos divididos em grupos que eram incentivados à rivalidade, pois a cada aluno seria atribuída uma função de acordo com sua aprendizagem e com seu desempenho no grupo de alunos.
A disciplina, como nos mostra Foucault, é construída de diversas formas, mas sempre pela coerção, violenta ou simbólica, sobre o corpo, pensamento ou comportamento. A prisão e mesma a escola, com suas cercas (clôture), isolam a moldam os indivíduos de acordo com a ideologia que lhes é imposta.
Versão utilizada :
FOUCAULT, Michel. Surveiller et punir. Paris: Gallimard, 1993.
...