SAÚDE MENTAL NO TRABALHO
Por: Elaine Cristina fusa • 5/4/2017 • Trabalho acadêmico • 421 Palavras (2 Páginas) • 331 Visualizações
DESAFIO PROFISSIONAL
Parte I – A influência da “visão de mundo” nas negociações.
Visões estas que apresentarão diferentes percepções sobre uma mesma situação, influenciadas pelos valores, crenças, motivações de cada um e até mesmo por influências externas, como fatores culturais, políticos, sociais, econômicos e legais. ¹
Um exemplo de que as grandes empresas estão cada vez mais buscando se adaptar as “W” que afetam as suas negociações e estratégias de mercado, no estudo da empresa Nike, vimos a inserção dos valores da empresa na sua propaganda, com o intuito de que todos os seus negociadores, clientes e fornecedores, saibam da preocupação que eles têm com a imagem e credibilidade da empresa, e isto influencia diretamente e positivamente as suas negociações, para eles, a propaganda se tornou a matéria prima dos seus produtos, e certamente, isso chama a atenção do consumidor, pois ter uma imagem de “qualidade” e que transmita os valores da empresa, facilitará e muito nas suas negociações frente a um mercado e consumidores cada vez mais exigentes. No mundo, existem sempre muitas ofertas, cabe a cada empresa buscar inovações e se adequar ao mercado, que está muito mais tecnológico e competitivo.
Diante dessas constantes mudanças, das inovações e conseqüentemente, melhorias do processo de comunicação nas negociações, as empresas têm adotado algumas estratégias para lidar melhor com as questões de visão de mundo e percepção de seus negociadores. A empresa Shell, por exemplo, tem se utilizado do método SSM (Soft Systems Methodology), que é um sistema
de aprendizagem que utiliza uma metodologia de debate entre atitudes e visões de mundo distintas, para buscar melhorias em seu desenvolvimento tecnológico. A empresa se utilizou desse método, em vários workshops, propondo que os líderes escolhidos de cada departamento da empresa, apontassem melhorias e dialogassem entre si, com o objetivo de oferecer uma “W” alternativa do tema. No ultimo workshop, com todos os apontamentos feitos através das diferentes visões dos departamentos, construiu-se um modelo conceitual de um sistema, no qual, o departamento de manufatura e as refinarias da Shell trabalhariam juntos para garantir seu sucesso comercial.
Podemos citar também, como eficiência de utilização da “W” em um processo de negociação, o Protocolo de Montreal, que é considerado o tratado ambiental internacional mais eficiente existente. Participaram desse tratado, cientistas, jornalistas, governos, empresários, terceiros, que tinham interesses bem distintos entre si, mas o reconhecimento das necessidades através da visão de mundo, sobrepondo-se aos seus interesses individuais, alcançou a eficiência da negociação e fecharam um acordo que é considerado como um modelo moderno e eficiente para futuras negociações ambientais internacionais.
...