SITUAÇÃO PROBLEMA: Salim
Por: Nicolly Brinhol • 10/11/2018 • Trabalho acadêmico • 676 Palavras (3 Páginas) • 1.152 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
SITUAÇÃO PROBLEMA:
Salim
SÃO PAULO
2018
[pic 5][pic 6][pic 7][pic 8]
SITUAÇÃO PROBLEMA:
Salim
SÃO PAULO
2018
[pic 9][pic 10][pic 11][pic 12]
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
O presente trabalho é sobre uma situação-problema, especificamente a trajetória da família de Salim.
É de propósito da tarefa esclarecer, diagnosticar e encontrar uma solução para a adversidade da história de Salim.
É composto e ordenado em duas partes as quais são a apresentação da situação-problema e em nosso ponto de vista a análise da situação.
De forma metódica utilizou-se dos conhecimentos de cada integrante do grupo com auxílios de pesquisas individuais e em conjunto.
[pic 13][pic 14][pic 15][pic 16]
[pic 17][pic 18][pic 19][pic 20]
APRESENTAÇÃO DA SITUAÇÃO PROBLEMA
FAMILIA:
De acordo com as aulas ministradas em sala, a questão familiar tem grande peso na vida de uma criança, mediante a isso a mesma adquire sua educação e regras no convívio diário entre seus familiares, assim a atuação desses responsáveis na vida dela é indispensável. No caso de Salim, há uma falta significativa de regras, onde ele passa a ter autoridade perante aos seus pais, já na segunda infância (3 a 6 anos), pois consegue dormir em sua cama sem muitos esforços. Ao ingressar na escola continuou dominante em relação aos seus pais, e de forma espelhada com seus colegas, além disso Salim se depara com a suposta notícia da separação de seus pais, onde ocorre um baixo rendimento escolar. Portanto é fundamental que haja regras, para que a criança saiba quando ou não impor sua opinião de forma que respeite ao próximo e a orientação familiar é primordial neste contexto.
CRIANÇA:
De acordo com a situação problema Salim é uma criança que tem dificuldades para se adequar as regras, pois, no decorrer de sua infância tinha a liberdade para fazer tudo que queria o que resultou a falta de regras em seu cotidiano, o desenvolvimento cognitivo mostra que na terceira infância (6 aos 12 anos) a criança passa a fluir de brincadeiras regida por regras o que faz com que ele tenha dificuldades para participar delas, como resultado ele impõe aos seus amigos como devem brincar, e quais regras devem seguir e caso contrário ele não participaria (não aceita pontos de pensar diferentes do seu), por fim Salim passa a ser uma criança com diversos contratempos com determinados ambientes seguidos de regras, como: com seus colegas, escola e em casa. Com a separação de seus pais começa a ter dificuldades em sala de aula, para obter suas atenções e assim passa a ter baixo rendimento escolar, assim fazendo com que se voltem para ele. Em suma Salim sabe o que fazer para ter a devida atenção que acha que merece a ponto de montar estratégias e planejar em algo que o favoreça. Sabe-se que Salim e sua família necessita de um acompanhamento psicológico para que trabalhem com um desenvolvimento positivo do problema e com precaução de futuros.
...