TRABALHO DE OBSERVAÇÕES COM SITUAÇÕES PROBLEMAS SALIM
Por: Juliana garcia • 7/5/2021 • Resenha • 14.280 Palavras (58 Páginas) • 143 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
CURSO DE PSICOLOGIA
Juliana Garcia Silva
Lucas Nicolau Garcia
Soraya Gomes Gonçalves
Vanessa Barbosa da Silva
TRABALHO DE OBSERVAÇÕES COM SITUAÇÕES PROBLEMAS
SALIM
Goiânia- GO
2020
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
CURSO DE PSICOLOGIA
Nome: Juliana Garcia Silva Nome: Lucas Nicolau Garcia Nome: Soraya Gomes Gonçalves Nome: Vanessa Barbosa da Silva | RA: N584289 RA: N684ED8 RA: N6278J9 RA: F185176 | |
Turno: Noturno | Turma: PS1S42/ PS1Q42 | Semestre: 1º Semestre |
Professor: Grisiele Silva |
TRABALHO DE OBSERVAÇÃO COM SITUAÇÃO PROBLEMA
SALIM
Trabalho dos alunos do primeiro semestre de
psicologia apresentado à Universidade Paulista –
UNIP, da pesquisa cientifica do desenvolvimento
da criança, focado em desvincular o senso
comum, focando no pensamento cientifico.
Professora: Grisiele Silva
Goiânia- GO
2020
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO.............................................................................................. 3
2. SITUAÇÃO PROBLEMA.............................................................................4
3. A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NA VIDA DAS CRIANÇAS.............5
4. ANALISE DO CASO E DISCUSSÃO.........................................................6
5. CONCLUSÃO................................................................................................ 11
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS........................................................ 13
1 INTRODUÇÃO
A estrutura familiar e as relações vêm sofrendo modificações. Dentre essas mudanças, o processo de separação de casais está se tornando cada vez mais constantes. Quando se trata de uma separação com filhos, este processo torna-se ainda mais difícil. Mesmo que a decisão seja tomada em conjunto, de forma consensual, o fim de um casamento é sempre um marco na vida do casal e, claro, dos filhos. As crianças são as que mais sentem com essa mudança e, por isso, independente dos motivos que levaram o casal a tomar a decisão, é fundamental que os impactos na vida dos filhos sejam amenizados.
Neste trabalho será abordado o desenvolvimento de um ser humano na segunda e terceira infância com o objetivo de realizar uma análise crítica sobre a situação problema de uma criança chamada Salim, de 8 anos, que terá que lidar com o divórcio dos pais. Será abordada uma forma para que os pais sejam orientados sobre como lidar com os problema emocionais que uma separação pode trazer e as demais dificuldade apresentadas pela criança na escola.
2 SITUAÇÃO-PROBLEMA:
Salomão e Romana vão à sua procura para tentar resolver um problema prático com seu filho Salim que tem atualmente 8 anos. O casal resolveu se separar e busca uma orientação sobre o filho, pois têm dúvidas se ele conseguirá aceitar esse momento.
Para poder orientá-los, você necessita saber algumas informações sobre como foi o desenvolvimento da criança até aquele momento, para conhecê-lo melhor. Os pais contam que aos três anos Salim, sempre que possível buscava dormir na cama com eles. Para isso ele insistia muito, com suplícios e soluços.
Após 3 ou 4 noites, os pais cediam, pois acabavam com pena da criança. Quando não cediam, ele dormia no próprio quarto, mas ao longo da madrugada, Salim mudava-se para a cama dos pais, entre os dois e os mesmos, muito sonolentos, nada faziam.
Aos 5 anos ele começou a frequentar a escola. Todos os dias selecionava quem ia buscá-lo: ora a mãe, ora o pai. E se caso os pais trocavam na hora de pegá-lo, ele armava uma gritaria na porta da escola e não queria ir embora para casa enquanto a pessoa desejada não chegasse. As professoras e a direção da escola achavam tudo muito estranho, pois no dia-a-dia das atividades ele se saia muito bem.
O casal sempre deu todos os presentes que o filho solicitava. Agora com a separação sabem que o padrão econômico de vida de ambos irá ser reduzido pela metade e com isso estão preocupados em não poder atender todas as necessidades do filho. E há uma grande probabilidade de Salomão ser transferido de cidade, sendo essa uma das principais razões da separação, pois Romana não quer abandonar os pais a quem dedica boa parte do seu tempo, mesmo estes não tendo nenhum problema.
Atualmente, Salim está no 3º ano do ensino fundamental, mas a coordenação da escola já comunicou que se ele não se dedicar mais, provavelmente será retido, já que no ano anterior foi aprovado pelo conselho de classe que considerou as dificuldades dos pais na sua educação. Vem apresentando problemas em matemática (não consegue compreender multiplicação e divisão) e em português troca letras e na escrita troca “p com q” e “b com d”. Quando vai ler algo em sala, gagueja e troca também algumas letras. Possui alguns amigos, mas nas brincadeiras é ele quem sempre determina as regras. Quando alguma criança propõe algo diferente, ele afirma que essa não é a forma correta, que deve ser outro jogo e ele não quer.
3 A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NA VIDA DAS CRIANÇAS
A partir da Constituição Federal de 1988 o conceito de família foi ampliado, passando a ser atribuída como base da sociedade, e definida como a união estável entre homem e mulher ou qualquer dos pais e seus descendentes. Neste novo conceito, Goldani (1994, p. 10) pontua ainda que, “ao ser ressaltado a necessidade de proteção aos dependentes (crianças, jovens e velhos), a Constituição Brasileira reconhece o poder assimétrico entre os membros da família”. Percebe-se que suas alterações estão relacionadas as suas configurações conceituais, abarcando, portanto, novas formas, no entanto, mantendo sua condição afetiva.
...