SOCIEDADE DE PSICANÁLISE DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
Por: Thaliane Behenck • 2/9/2019 • Pesquisas Acadêmicas • 272 Palavras (2 Páginas) • 246 Visualizações
2 REFERENCIAL TEÓRICO
Nesse capítulo são apresentados os tópicos ...................................................
2.1 Título...
LOSSO, Eduardo Guerreiro, 2000 - Cadernos de Psicanálise - SOCIEDADE DE PSICANÁLISE DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO Vol. 16, ηΙ9, 2000
Esses dados vão nas REFERÊNCIAS no final do artigo.
Losso (2000) esclarece elementos da estrutura enunciativa da narração para depois abordar as implicações narcísicas que a narrativa indica em torno da relação do protagonista-narrador com o espelho (Conto de Guimarães Rosa), passando por especulações sobre a ontologia do Uno.
Palavras-chave: narcisismo - ontologia - teoria do Eu – identificação
- Lazzarini, Eliana / Viana, Terezinha, 2010 - Análise. Psicológica v.28 n.2 Lisboa abr. 2010
Tem sido corrente a afirmação de que vivemos, na cultura contemporânea, sob o signo do narcisismo; e no campo da psicanálise isso aparece frequentemente através das referências ao crescimento das patologias chamadas narcísicas. As autoras procuram mostrar que as patologias narcísicas são pautadas pelo mecanismo da clivagem mais do que pelo recalcamento. O conceito de narcisismo em psicanálise é essencial para a compreensão das formas de constituição das subjetividades contemporâneas.
2.4 Graças Araújo, Maria – 2010 - Estud. psicanal. no.34 Belo Horizonte dez. 2010 - Considerações sobre o narcisismo
A autora interroga o significado do narcisismo para remarcar sua importância na constituição e sobrevivência do sujeito, baseada em Freud e outros autores. Destaca a contribuição de Freud para o estudo das relações e realizações humanas fundadas no narcisismo outrora constituído na relação da criança com o seu corpo e no amor dos pais.
...