SOLIDÃO DO CONHECIMENTO: OS ENFRENTAMENTOS PARA QUEM PENSA FILOSOFICAMENTE
Por: Karine Reis • 18/10/2017 • Pesquisas Acadêmicas • 539 Palavras (3 Páginas) • 301 Visualizações
FACULDADE ARNALDO HORÁCIO FERREIRA
CURSO DE PSICOLOGIA
A LIBERTAÇÃO DO PODER FILOSÓFICO
Por: Mayara Souza Lima
Luís Eduardo Magalhães – BA
2016
MAYARA SOUZA LIMA
SOLIDÃO DO CONHECIMENTO: OS ENFRENTAMENTOS PARA QUEM PENSA FILOSOFICAMENTE
Por: Tatiana Martins Alméri
Resenha crítica apresentada à disciplina de Filosofia para obtenção de créditos parciais.
Orientador (a): Prof. Taynan Brandão
Luís Eduardo Magalhães – BA
2016
A libertação do poder filosófico
A sociedade vive hoje em um grande estado de acomodação, onde encara o mundo e seus tabus como realidades banais, sem importância. São poucos que cogitam a ideia de existir uma grande complexidade por trás de tamanho acomodo. E que sim! Muita coisa pode ser contestada. A filosofia que é por muitos taxada de tola e insignificante abre um leque para o conhecimento, reflexão e criação de Novais ideias, acreditam que o inexplicável pode sim ser explicado e constatado e que existe mais de uma versão para uma colocação.
Mais digamos que pensar filosoficamente ou ate mesmo se torna um filosofo não seja uma tarefa muito fácil, pois a sociedade ainda tem consigo um preconceito muito grande, uma falta de conhecimento que insiste em manter as pessoas de olhos fechados, a mercê de ideias implantadas por ilusões repassadas. Falando em olhos fechados... Este é o objetivo da filosofia, abrir olhos, refletir, questionar, possibilitar novas ideias a quem vive de manipulação. A facilidade de ser entregar aos tabus sociais passados de geração a geração é chamada de prevenção, onde se acredita e repassa algo sem questionar sua realidade, vivendo assim em um escuro, bloqueando o pensamento e o senso de investigação. A precipitação é um prejulgamento que consiste em encarregar juízos e opiniões sobre coisas e pessoas sem verificar se são verdadeiras, trata-se da famosa primeira impressão. São desses impulsos que surge o preconceito que deve ser abominado pela sociedade e só pode ser combatido pelo conhecimento profundo e intelectual.
Preconceito este que se manifesta por meio de pensamentos e atitudes,que atacam a liberdade de investigação do individuo ,despertando nele um receio de praticar a reflexão de seu conhecimento levando muitas vezes o mesmo a se afastar de seu meio social. Em um mundo voltado em ganhar dinheiro é difícil imaginar lugar para filosofia, afinal ela é um estudo para pessoas de inteligência avançada, de mente aberta, atividade esta que tem muito pouco retorno financeiro,percebe-se ai o leque de dificuldades que um filosofo enfrenta,alem do preconceito da sociedade, que consegue agravar todos estes fatores. Apesar da imagem distorcida que a sociedade prega sobre a filosofia ela é uma atividade de muita importância principalmente para influenciar a sociedade a praticar o exercício critico e consciente da cidadania. Alem de ser acessível a todos, sem distinção de etnia, cor ou religião.
...