S&S SOCIAL
Artigos Científicos: S&S SOCIAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: caiosms • 20/10/2014 • 2.297 Palavras (10 Páginas) • 217 Visualizações
1- INTRODUÇÃO
O presente relatório de Estágio Supervisionado III em Serviço Social tem como meta fazer uma descrição da instituição do campo de estágio, ou seja, o CRAS (Centro de Referencia da Assistência Social) de Boa Nova, Durante esse estágio percebe-se que as políticas sociais desenvolvidas no CRAS são sempre voltadas para melhoria de vida de seus usuários, com uma aceitação do público alvo.(mulheres homens crianças e idosos)A importância para a vida profissional do estagiário é de grande valia, para a sociedade na formação do profissional, Nos leva a compreensão e o entendimento do processo de supervisão como elemento integrante do projeto de formação profissional. A realização do estágio é uma forma de aproximar os alunos das necessidades do mundo do trabalho, criando oportunidades de exercitar a prática profissional, além de enriquecer e atualizar a formação acadêmica desenvolvida.
O envolvimento do aluno estagiário em reais situações fará com que aja à integração do saber com o fazer. Pode-se atribuir então a um caráter reflexivo, ao qual coloca o acadêmico frente às constantes das realidades do dia-a-dia profissional para que o mesmo possa, a partir do conhecimento já adquirido, compreender bem o contexto da profissão que irá exercer. E as funções dos alunos são; conhecer e cumprir as normas da instituição cumprir todas as atividades programadas concernentes ao estagio.
O meu estagio supervisionado III de intervenção foi realizado no CRAS (Centro de Referencia da Assistência Social) E as funções do estagio são; conhecer e cumprir as normas da instituição e cumprir todas as atividades programadas concernentes ao estagio, atuando diretamente nas realidades e demandadas sociais que são: Bolsa família, BPC, Passe livre do idoso, declarações de renda do grupo familiar, leituras bibliográficas do estatuto do idoso e ECA, Requerimentos, visitas domiciliar, visita socioeconômica, oficio, recadastramento CADUNICO, visitas em instituições e programa do governo estadual e atendimento social, e ainda realizei o projeto de Intervenção Gravidez na adolescência : informar para prevenir que levou informações as gestantes sobre prevenção , cuidados com a gestação e com o bebê .
IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO
O CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), é um órgão vinculado a Secretaria da Assistência da Prefeitura Municipal de Boa Nova BA, é uma unidade pública estatal descentralizada da política de assistência social, criado para atender as demandas dos programas Federais de Proteção Social Básica de Assistência Social, para famílias e seus membros, e tem como objetivo prevenir a ocorrência de situação de vulnerabilidade social no território de abrangência.
O CRAS é uma política assegurada pela Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS Lei nº 8.742, de 07 de dezembro de 1993. Ele também é referencia para o desenvolvimento dos serviços socioassistenciais de proteção básica do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, onde também são trabalhadas as políticas do ECA. Atende em media 100 pessoa por mês em situação de vulnerabilidade social.
Descrever e analisar a realidade da organização (missão, valores, serviços programas e projetos) realizada junto à comunidade.
O CRAS – Centro de Referência da Assistência Social tem por objetivo, fortalecer a função preventiva da família, contribuindo na melhoria da sua qualidade de vida; Prevenir a ruptura dos vínculos familiares e comunitários, possibilitando a superação de situações de fragilidade social vivenciadas; Promover aquisições sociais e materiais às famílias, potencializando o protagonismo e a autonomia das famílias e comunidades, Promover acessos a benefícios, programas de transferência de renda e serviços socioassistenciais, contribuindo para a inserção das famílias na rede de proteção social de assistência social, Promover acesso aos demais serviços setoriais, contribuindo para o usufruto de direitos, Apoiar famílias que possuem, dentre seus membros, indivíduos que necessitam de cuidados, por meio da promoção de espaços coletivos de escuta e troca de vivências familiares. Os Conselhos Municipais são os principais agentes fiscalizadores e contribuidores do desenvolvimento das políticas públicas Municipais sendo eles: Conselho Municipal de Assistência Social, do Idoso, da Criança e do Adolescente.
2.1 SERVIÇO SOCIAL E A MATERNIDADE
Serviço Social atua junto no SPMIP , em parceria tem realizado ações socioeducativa com a população usuária tendo como seu principal objetivo contribuir com o bem-estar das gestantes e puérperas que procuram os serviços aqui ofertados.
O Serviço Social no SPMIP exerce as seguintes funções:
1. Administração do Serviço Social: Coordenar, chefiar e supervisionar as atividades do Serviço Social;
2. Assessoramento: A Assistente Social pode prestar assessoria técnica na elaboração de planos, programas e projetos junto à direção e as equipes multiprofissionais, instituição e população usuária;
3. Intervenção Social: é uma função ampla, articula-se com as demais funções. É a ação propriamente dita, especifica do Serviço Social. Vai garantir a ação do mesmo dentro dos objetivos propostos pelos profissionais, permitindo o atendimento da população usuária, quer a nível individual, grupais ou comunitárias, em consonância com as suas atribuição específica;
4. Pesquisa Social: Buscar promover o levantamento de dados relacionados com os aspectos Sociais, verificar a eficácia da ação do profissional, identificar e conhecer a realidade social. Através dessa função a Assistente Social pode propor novas medidas de intervenção.
5. Ensino de Supervisão: O profissional precisa estar sempre se atualizando, capacitando-se, não podendo ficar estagnado no SPMIP. O profissional precisa proporcionar aos estudantes de Serviço Social condições de aprendizagem de acordo com as possibilidades da unidade. Devido a essa atribuição o SPMIP e a Faculdade do Delta firmaram convênio e foram selecionadas duas estagiárias para acompanhar a Assistente Social.
6. Assistencial: Prestação de serviços concretos visando à solução de problemas imediatos, apresentados pela população usuária dentro do SPMIP e através de encaminhamentos para Rede Social.
7. Acompanhamento Social do tratamento da saúde junto aos pacientes e gestantes;
8. Discutir com os demais membros da equipe de saúde
...