Saúde Mental No Trabalho
Artigos Científicos: Saúde Mental No Trabalho. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: carolzinhamata • 20/3/2015 • 767 Palavras (4 Páginas) • 760 Visualizações
Esta atividade define-se como uma questão dissertativa, onde vocês irão elaborar um texto a partir da questão apresentada a seguir:
"A organização do trabalho exerce sobre o homem uma ação específica, cujo impacto é o aparelho psíquico. Em certas condições emerge um sofrimento que pode ser atribuído ao choque entre uma história individual, portadora de projetos, de esperanças e de desejos e uma organização do trabalho que os ignora." ( Dejours, 1987)
A partir deste trecho, incluído no artigo da biblioteca do curso: " Aspectos psicodinâmicos da relação homem-trabalho"; e da apostila principal desta disciplina, desenvolvam um texto que aborda a questão do sofrimento psíquico no trabalho e suas repercussões patológicas. Você pode escolher um dos tópicos do capítulo 2 da apostila ou algum aspecto de seu interesse ou experiência profissional relacionado a esse tema.
Bom trabalho!
Prof. Rose Paula.
O texto deve ter entre 500 e 1.000 palavras, excluídas as referências bibliográficas. Vale de 0 (zero) a 15 (quinze) pontos desde que você envie no prazo determinado e alcance os objetivos propostos.
Uma definição do trabalho seria uma atividade física ou intelectual, sendo realizada por uma pessoa com o objetivo de construir, fazer, transformar ou obter algo. O trabalho gera conhecimento, riquezas materiais e intelectuais, satisfação e desenvolvimento econômico. Segundo um sociólogo chamado Durkheim, o trabalho exercer uma função social, sendo elemento de harmonização e sincronicidade dentro de uma sociedade. O trabalho seria muito maior do que somente um elo de produção, apresentando funções sociais importantes, ligando a um sentido moral.
O trabalho, o que significa ação do indivíduo sobre o meio em que vive, desde sempre, produzindo coisas que atendam às necessidades postas.
Com o desenvolvimento do trabalho os indivíduos começaram a se organizar de maneira que as atividades deveriam ser distribuídas de acordo com as necessidades e possibilidades para desenvolvê-las. As primeiras formas de divisão social do trabalho se desenvolveram a partir das aptidões físicas e pelo sexo, cabendo à formação familiar o primeiro modelo de organização de divisão social do trabalho.
O trabalho tornou-se uma necessidade para os homens, produzindo um sentido de utilidade, ser útil, produzir, fazer parte entre outros. Quando estamos inseridos no trabalho estamos funcionando de forma saudável e adequada, cumprindo os papeis sociais e realizando crescimentos pessoais e financeiros.
Mas sabemos também que as dificuldades no trabalho são geradores de patologias, e que cada indivíduo reage de forma diferente às dificuldades das situações de trabalho. Chegando a este trabalho com a sua história de vida pessoal, com a sua “bagagem”. Os problemas, neste contexto, nascem de relações conflituosas. De um lado, encontra-se a pessoa e sua necessidade de prazer, e do outro, a organização, que tende à instituição de um automatismo e à adaptação do trabalhador a um determinado modelo.
Essa visão da empresa visa exclusivamente o aumento de produtividade e não exatamente ao bem-estar
...