Serviço Social
Monografias: Serviço Social. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: monicamspp • 10/3/2015 • 252 Palavras (2 Páginas) • 205 Visualizações
Resolução CFESS Nº 569, de 25 de março de 2010
a compreensão exata pela categoria da Resolução CFESS 569, de 25 de março de 2010, que dispõe sobre “a vedação da realização de terapias associadas ao título e/ou ao exercício profissional do assistente social”.
Muito se buscou para a regulamentação do profissional de assistência social, pois nos seus primórdios existia uma falta de disciplina do profissional, uma vez que era uma prática comum exercer funções alheias à profissão. Atribuições do Assistente Social:
* Elaborar
* Executar
* Avaliar
* Orientar O Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) publicita neste documento, elementos fundamentais para
* Planejar
* Organizar
* Administrar
* Realizar pesquisas
Havia uma prática muito comum entre os assistentes sociais, que era a de terapias. Até a regulamentação da profissão na lei 8662/93 na resolução Nº 569/2010 que prevê não ser atribuição do profissional do Serviço Social essa tipo de trabalho. A terapia realizada por profissional não habilitado pode acarretar problemas como: subtrair direitos, precarizar as relações de trabalho e sustentar a sociedade de livre mercado, o que não se coaduna com os princípios do Projeto Ético Político Profissional. Fazer a terapia seria como desvalorizar os profissionais que estão realmente habilitados para tal prática. Quando isso acontece, levam pelo preço de um, dois profissionais. Gera serviços de baixa qualidade, porque é exercido por um individuo sem qualificação e fundamentos teóricos.
Para que haja um serviço de qualidade não se devem ultrapassar as atribuições do profissional não habilitado para determinadas ações. Nenhuma profissão pode desenvolver suas atividades profissionais sem considerar os fundamentos teóricos.
...