Serviço Social
Trabalho Escolar: Serviço Social. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: karinagmoraes • 27/3/2015 • 491 Palavras (2 Páginas) • 205 Visualizações
FILOSOFIA APLICADA AO SERVIÇO SOCIAL
QUESTÕES AVALIATIVAS.
1- Reflita sobre exemplos da cultura brasileira que possam demonstrar como ele é distinta e abarca muitas particularidades.
A cultura brasileira é um grande conjunto de culturas, que sintetizam as diversas etnias que formam o povo brasileiro.
Por essa razão não existe uma cultura brasileira igual e sim várias culturas diferentes como a indígena, africana e a portuguesa, as diferenças entre elas consiste na renda, no estilo de vida e também na variedade de paisagens regionais do país.
2-Foi visto que o problema do conhecimento é um dos temas centrais da Filosofia.
Explique por quê:
Os filósofos sempre estivaram voltados para o estudo do conhecimento, sobre a diferença entre o conhecimento que nossos sentidos nos oferecem e o conhecimento que nosso pensamento alcança e se tornou uma preocupação diante das atitudes de pluralidade e conflitos entre várias antologias.
3-Analise e defina as diferenças de método entre Platão e Aristóteles.
O procedimento de Platão é denominado de dialética que consiste em trabalhar expondo e examinando teses contrárias sobre um mesmo assunto, para descobrir qual das teses é falsa e deve ser abandonada e qual a verdadeira deve ser conservada.
Para Aristóteles nosso conhecimento vai sendo formado e enriquecido por acúmulo das informações trazidas por todos os graus de modo que, em lugar de uma ruptura entre conhecimento sensível e o intelectual há uma continuidade entre eles .
4-Explique quais as diferenças entre as correntes empiristas e racionalistas e diga quais quais foram seus principais expoentes.
Para os racionalistas o fundamento ea fonte de todo e qualquer conhecimento é a matemática, que depende exclusivamente do uso da razão e que usa a percepção sensível sob o controle da atividade do intelecto, a razão tomada em si mesma e sem apoio da experiência sensível é o fundamento ea fonte do conhecimento verdadeiro.
Seu principal expoente foi René Descartes.
Para os empiristas o fundamento e a fonte de todo e qualquer conhecimento é a experiência sensível, que é a responsável pela existência das idéias na razão, o modelo do conhecimento verdadeiro é dado pelas Ciências naturais ou experimentais como física e a química.
Do empirismo seu principal expoente foi John Locke.
5-Qual a origem e as características centrais da Filosofia Pós-Moderna?
A origem da filosofia pós-moderna vem da condição sócio-cultural e estética que prevaleceu no capitalismo contemporâneo após a queda do muro de Berlim e a conseqüente crise de ideologias que dominaram o século XX.
As características centrais são o ceticismo, irracionalismo, o antifundacionismo e o relativismo.
6-Considerando a sacralização do conhecimento científico e o mito do cientificismo, com suas palavras, aponte qual deve ser o papel da Filosofia da Ciência.
O
...