Sobre Inclusão
Exames: Sobre Inclusão. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Amanditazz • 28/10/2014 • 329 Palavras (2 Páginas) • 235 Visualizações
6. SOBRE INCLUSÃO
Segundo Lima (1997, p. 12) o estudo da cultura é objeto principal da antropologia, embora a questão cultural esteja presente em outras áreas do conhecimento, e a necessidade de se incluir a cultura como elemento integrante de processos biológicos e psicológicos venha se evidenciando nos últimos tempos em áreas como a medicina, psicologia e linguística.
A autora afirma que todo individuo constrói conhecimento por meio das práticas culturais que coexistem no seu meio ambiente através das normas e das regras de sua sociedade e os processos informais criados durante a vida são de vital importância para o desenvolvimento saudável do ser humano e isso é fundamental para o ato de aprender que só é desenvolvido com o conviver com o outro.
Com base no pensamento da autora, durante o desenvolvimento de qualquer individuo, a nossa espécie passa pela introdução dos símbolos e linguagem, ou seja, um indivíduo somente aprende observando o outro, imitando o outro, e essa ação não é somente uma ação motora, e sim neurológica da memória. Essa é a base do aprender.
Segundo Lima (1997, p.13), várias práticas sociais que o individuo constrói requerem o desenvolvimento de habilidades sociais, as quais, por sua vez, estão relacionados com o desenvolvimento das funções psicológicas superiores, como a percepção, atenção, memória e imaginação.
Segundo Caputo e Ferreira (2000, p.26) a natureza humana é quase tudo o que possuímos. É o resultado da interação psicossomática com o ambiente. Desta forma, a subjetividade de cada um é criada pelo próprio individuo.
Ou seja, a relação entre as formas de construção do saber e conhecimento é os pontos principais para que os educadores consigam compreender a forma da aprendizagem de uma criança, seja ela com deficiência ou não, para conseguir incluí-la em seu meio social.
Segundo Cavalcante (2000, p.32), a inclusão é um processo baseado na declaração dos direitos humanos e fundamentado no principio de igualdade e na constituição da cidadania que visa à inserção do individuo com necessidades especiais (mental ou física) na sociedade.
...