Sobre o Vygotsky
Por: Vitori_yasm • 20/9/2019 • Relatório de pesquisa • 444 Palavras (2 Páginas) • 181 Visualizações
Vygotsky nasceu e morreu na Rússia (1896 – 1934), filho de família Judia com boas condições financeiras e alta escolaridade, mostrou desde cedo ser um estudante dedicado por informações. Tem aproximadamente 200 trabalhos científicos escritos, incluindo temas desde a neurologia até a crítica literária, passando pela deficiência, linguagem, psicologia, educação e questões teóricas e metodológicas relativas ao desenvolvimento humano.
Segundo sua teoria, a cultura molda o psicológico, isto é, determina a maneira de pensar e agir (o desenvolvimento cognitivo se da por meio da interação social, de sua interação com outro individuo e com o meio). As funções psicológicas de uma pessoa são desenvolvidas ao longo do tempo e medidas pelo social, através de símbolos criados pela cultura, sendo a linguagem uma representação cultural que depende do intercâmbio social.(INTERAÇÃO)
No geral, os símbolos culturais fazem mediação, sendo os conceitos construídos e internalizados de maneira não linear e diferente para cada pessoa (o instrumento é o plano externo ao homem e os signos são o plano interno). Em seus estudos os instrumentos são elementos externos ao sujeito e sua função é alterar e controlar os processos naturais, os signos são dirigidos para o próprio individuo e sua função é controlar as ações psicológicas.(MEDIAÇÃO)
Vygotsky buscava uma nova forma entre as duas psicologias existentes na época (uma explicava o comportamental do homem apenas visando elementos sensoriais e reflexos, já a outra tinha como o foco a mente do homem, levando em consideração as propriedades dos processos psicológicos superiores), logo sua síntese foi a junção dessas duas, unindo corpo e mente, levando em consideração o homem em sua visão biológica e social, envolvendo seu contexto histórico. Sua abordagem é considerada psicogenética, preocupando-se com o estudo da formação e evolução do homem (sua gênese). A teoria estuda a infância para compreensão da formação dos complexos processos psíquicos e de suas etapas evolutiva. Segundo ele existe quatro bases genéticas do desenvolvimento, sendo elas: filogênese, ontogênese, sociogênese e microgênese.
A filogênese define os limites e possibilidades do desempenho psicológico e a plasticidade do cérebro, já a ontogênese explica a respeito da história das espécies e o desenvolvimento necessário para as mesmas. A sociogênese ocorre quando o sujeito biológico converte-se em um sujeito humano pela interação social e microgênese é quando a criança refere-se ao contexto social e cultural na qual está inserida.
Temos como objetivo neste trabalho avaliar a habilidade da criança na utilização de instrumentos e signos culturais perante a mediação com o jogo Cores Proibidas. Tendo como base a observação da fala egocêntrica utilizada pela criança no esforço de organizar suas ações e verificar como a capacidade das crianças de memorias instruções oferecidas em três situações de jogo.
...