Sujeito, Subjetividade E Modos De Subjetivação Na Contemporaneidade
Ensaios: Sujeito, Subjetividade E Modos De Subjetivação Na Contemporaneidade. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: pereba • 13/5/2014 • 400 Palavras (2 Páginas) • 1.743 Visualizações
Sujeito, subjetividade e modos de subjetivação na contemporaneidade. Mansano, Sonia Regina Vagas.
Questões:
1- O que é subjetividade?
2- Como a subjetividade é formada?
3- Como os seres humanos tornam-se sujeitos?
4- Como os modos de subjetivação são construídos e disseminados?
5- Como os modos de subjetivação são transformados?
6- O sujeito se constitui no dado- o sujeito não está dado, mas se constitui nos dados da experiência, no contato com os acontecimentos. Como isso acontece?
Respostas
A subjetividade é um processo em constante transformação composto por diversos elementos, a maneira em que o sujeito os apreende é o “mundo interno” do individuo, é o que ele apreende e toma para si do seu contexto social e do mundo. É o espaço intimo do individuo, como instala a opnião do “mundo interno” com o modo que ele se relaciona com o mundo social, o “mundo externo”. O individuo sofre influencia de diversos fatores externos, como linguagem, capital, mídia, tecnologia, ciência e o que ele absorve para si é o que forma a sua subjetividade, ela é formada por fatores externos, mas esta no âmbito interno do individuo, em como ele apreende o mundo.
O ser humano nasce biologicamente humano, mas torna-se sujeito a partir da criação de sua identidade, ou seja, com a formação de sua subjetividade. Não é algo que esta dado, que é fixo, pois vive sofrendo transformações , é na medida em que as forças externas, que de diferentes modos de enfrentamento, afetam o corpo e a ele, e passam a circular no âmbito interno, nesse sentido se compreendido que o sujeito é algo provisório e passível de alterações por novas ações dependendo do contexto social, e de suas próprias experiências é compreensível que ele também esta em um espaço relacional com os outros e com o mundo, sendo assim também agente dentro da sociedade. A subjetivação se cria na luta que o individuo faz com o mundo e por dentro buscando uma singularização, na negação da dominação e submissão, da padronização. Nas diferentes demandas de enfrentamento social, é que ocorre a transformação, a sociedade é historicamente socialmente produzida de acordo com as mudanças. Se o sujeito está dado, é pratico, ele não influencia e sofre influencia, nem mudanças. Como o individuo e a sociedade estão em constante transformação e dessas transformações surgem diferentes enfrentamentos é nesse âmbito que a subjetivação é transformada, e se dissemina nos espaços microssociais por identificação dos sujeitos. Ex.: ideologia política econômica, projeto social.
...