Síntese do texto: Vygotsky (Marta Kohl de Oliveira). História pessoal e história intelectual
Resenha: Síntese do texto: Vygotsky (Marta Kohl de Oliveira). História pessoal e história intelectual. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: elisbc • 26/11/2014 • Resenha • 750 Palavras (3 Páginas) • 619 Visualizações
SÍNTESE DO TEXTO 1: VYGOTSKY (Marta Kohl de Oliveira)
História pessoal e história intelectual
Lev Semenovich Vygotsky nasceu na cidade de Orsha, próxima a Mensk, capital de Bielarus, país de hoje extinta União Soviética, em 17 de novembro de 1896.
Vygotsky era membro de uma família judia, sendo o segundo de oito irmãos. Seu pai era chefe de departamento em um banco em Gomel e representante de uma companhia de seguros. Sua mãe era professora formada, mas não exercia a profissão.
Sua família tinha uma situação econômica bastante confortável, moravam num amplo apartamento e podiam oferecer oportunidades educacionais de alta qualidade aos filhos.
A maior parte de sua educação formal foi em casa, por meio de tutores particulares. Apenas aos 15 anos é que ingressou num colégio privado, formando-se em 1913. Ingressou, então, na Universidade de Moscou, fazendo o curso de Direito e formando-se em 1917. Ao mesmo tempo em que seguia sua carreira universitária principal, frequentou cursos de historia e filosofia na Universidade Popular de Shanyavskii. Embora não tenha recebido nenhum título acadêmico dessa universidade, aí aprofundou seus estudos em psicologia, filosofia e literatura, o que foi de grande valia em sua vida profissional posterior. Anos mais tarde, estudou também medicina, parte em Moscou e parte em Kharkov.
Vygotsky trabalhou em diferentes localidades dentro da ex-União Soviética, tendo saído do país uma única vez, em 1925, para uma viagem de trabalho a outros países da Europa. Foi professor e pesquisador nas áreas de psicologia, pedagogia, filosofia, literatura, deficiência física e mental, atuando em diversas instituições de ensino e pesquisa, ao mesmo tempo em que lia, escrevia e dava conferências. Também trabalhou numa área chamada “pedologia” (ciência da criança, que integra os aspectos biológicos, psicológicos e antropológicos), que considerava essa disciplina como sendo a ciência básica do desenvolvimento humano, uma síntese das diferentes disciplinas que estudam a criança.
Vygotsky casou-se em 1924 com Rosa Smekhova, com quem teve duas filhas. Desde 1920 conviveu com a tuberculose, doença que o levaria à morte prematura (aos 37 anos), em 1934.
Escreveu aproximadamente 200 trabalhos científicos, cujos temas vão desde a neuropsicologia até a crítica literária, passando por deficiência, linguagem, psicologia, educação e questões teóricas e metodológicas relativas às ciências humanas.
“No final dos anos 20 o futuro percurso de minha carreira já estava estabelecido, eu dedicaria mês anos subsequentes ao desenvolvimento dos vários aspectos do sistema psicológico de Vygotsky” (LURIA, 1979, p. 56).
Vygotsky, Luria e Leontiev faziam parte de um grupo de jovens intelectuais da Rússia pós-Revolução que trabalhava num clima de grande idealismo e efervescência intelectual. Buscavam a construção de uma “nova psicologia”, que consistisse numa síntese entre duas fortes tendências presentes na psicologia do início do século XX. De um lado havia a psicologia como ciência natural (procurava explicar processos elementares sensoriais e reflexos, tomando o homem como basicamente como corpo), e do outro lado havia a psicologia como ciência mental (descrevia as propriedades dos processos psicológicos superiores,
...