TEMA: A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO DIANTE DE UMA DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM NO ÂMBITO ESCOLAR
Por: Luane Vasconcelos • 11/12/2018 • Resenha • 1.275 Palavras (6 Páginas) • 386 Visualizações
APRESENTAÇÃO DO TCC (TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO)
TEMA: A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO DIANTE DE UMA DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM NO ÂMBITO ESCOLAR
O ser humano é único, cada um com sua própria subjetividade, onde cada um reage de diferentes maneiras a mesma situação. O comportamento humano recebe influência das personalidades, os diferentes padrões do meio físico e social fazendo com que o indivíduo se diferencie do outro.
Influências do desenvolvimento da personalidade da criança são:
• O comportamento genético do indivíduo;
• As aprendizagens;
• A cultura;
• A sociedade;
• A hereditariedade;
• A interação do meio físico e social.
Piaget explica que o desenvolvimento cognitivo e afetivo diante de uma ação impulsionada por algo demonstra uma necessidade de desequilíbrio.
Vygotsky diz que o desenvolvimento e a aprendizagem são diferentes. O desenvolvimento deve atingir uma etapa, com maturação de algumas funções.
O desenvolvimento antecede a aprendizagem, sendo esta última uma reformulação do desenvolvimento.
O PROCESSO DE APRENDIZAGEM E SUAS DIFICULDADES: ASPECTOS CONCEITUAIS E TEÓRICOS
As teorias de Piaget, Vygotsky e Wallon desenvolvem no campo da psicologia e da educação, elaborando e deixando em evidencia ao mesmo tempo os modos de pensar e de teorizar o pensamento e a linguagem da criança. Desvendando o conhecimento que se dá segundo a ação do indivíduo no mundo.
Vygotsky e Piaget se confrontam, o primeiro defende que a aprendizagem vem antes do desenvolvimento e o segundo defende que o desenvolvimento vem antes da aprendizagem, dessa forma, fazendo acontecer que a aprendizagem conduz ao aluno a superação dos limites, imposta por déficits cognitivos, físicos e/ou afetivos, representando uma busca, uma meta.
PIAGET
Segundo Piaget, a aprendizagem é um processo de desenvolvimento intelectual que se dá por meio das condições de pensamentos que está referente à ação do sujeito de acordo com o meio. Revisando as teorias de Romero, conferem que as dificuldades de aprendizagem que estão relacionadas com atrasos de maturidade, o atraso de maturação ocorre quando um indivíduo não está maduro para realizar alguma atividade, uma aprendizagem, que tem como decorrência o aparecimento das dificuldades de aprendizagens. São características das dificuldades de aprendizagens: as generalizadas, as graves e permanentes.
WALLON
Justifica o seu ponto de vista do desenvolvimento integral da criança investigando os campos funcionais, como o motor, afetivo e cognitivo em união, que se contradiz ao raciocínio dividindo-se com o sujeito demonstrando as suas dimensões separadamente motoras, afetivas e cognitivas.
Wallon investiga os motivos da inteligência da criança, pois, apresenta duas características do pensamento infantil:
• A carência do pensamento reflexivo que caracteriza a competência de pensar o próprio pensamento;
• A carência da tomada de posição, que caracteriza a competência de expor seu ponto de vista.
No campo educacional, Wallon se importava pelo estudo da afetividade, uma das contribuições centrais sobre a emoção, sentimentos e paixão.
VYGOTSKY
Dedicou sua vida à educação de crianças com necessidades especiais, o mais interessante na obra de Vygotsky foi mais centrado na emergência de novas formas da compreensão da psique humana, como também é atual para a compreensão dos problemas relativos à educação especial e para a busca de uma intervenção inovadora.
Psicologia da Educação e Psicologia escolar: interfaces entre duas áreas
A Psicologia Escolar e Educacional articulada a um campo de prática social, sendo que, o ambiente se expressa de acordo com, pelo menos, em dois elementos: a psicologia educacional como um dos princípios científicos da educação da prática pedagógica e da psicologia escolar como categoria de atuação profissional que tem na maneira de escolarização de acordo com seu campo de ação, com foco na escola e nas relações que determina (ANTUNES, 2008).
A psicologia escolar é considerada como uma área secundária, tendo como visão simples e não querendo muito preparo, e nem de prática profissional. Essa área da psicologia é de grande importância e menos valorizada, são previstos e regulamentados por lei a Orientação educacional e Supervisão escolar, se caracterizando uma visão de uma Psicologia Escolar Clínica (ANDALÓ, 1984).
A psicologia da educação é adequada para juntar a pesquisa e a teoria psicológica ao estudo científico da educação onde a ciência e a profissão da psicologia da educação é uma área da psicologia comprometida com o desenvolvimento, a avaliação e a aplicação de teorias e princípios da aprendizagem humana, do ensino e da instrução, como também materiais, programas, estratégias e técnicas baseadas nessas teorias e nos princípios que podem contribuir para a melhoria das atividades, dos processos educacionais ao longo da vida (WITTROCK, 1992 apud COLL, 2004).
Distúrbios de aprendizagem e atuação do psicólogo
A diferença entre distúrbios de aprendizagem e dificuldade de aprendizagem nos leva a uma falha concepção da dificuldade de aprender, a interpretação incorreta do termo, pois na literatura o termo
...