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TEORIA DO CONHECIMENTO E O MÉTODO CIENTÍFICO

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Por:   •  6/10/2014  •  Tese  •  360 Palavras (2 Páginas)  •  234 Visualizações

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TEORIA DO CONHECIMENTO E MÉTODO CIENTÍFICO

“O cientista não estuda a natureza porque isso é útil;

ele a estuda porque se deleita com isso, e se deleita

com isso porque ela é bela. Se a natureza não fosse

bela, não valeria a pena conhecê-la, e se a natureza

não merecesse ser conhecida, a vida não valeria a

penas ser vivida”.

Henry Poincaré.

1. Fundamentos da epistemologia

A filosofia do conhecimento e do método científico pode ser dividida em dois lados

distintos. Na origem de um deles estão Platão e Descartes, patronos de correntes

filosóficas que ficaram conhecidas como “idealismo” e “racionalismo”,

respectivamente. No outro estão os filósofos britânicos John Locke, George Berkeley e

David Hume, principais responsáveis pela emergência de uma corrente de pensamento

que entrou para a história da filosofia como “empirismo”. Os empiristas foram

influenciados por Francis Bacon e Isaac Newton, defensores do “indutivismo” como

método científico, o qual, por sua vez inspirou outro movimento filosófico que ficou

conhecido como “positivismo”. Entre outras coisas, o objetivo da discussão seguinte é

esclarecer o significado desses termos, no contexto da teoria do conhecimento e da

metodologia científica.

1.1. Heráclito e Parmênides

A teoria do conhecimento humano contida nos diálogos de Platão é um marco na

história da epistemologia. No entanto, a filosofia de Sócrates e Platão foi influenciada

por outros filósofos gregos mais antigos ou contemporâneos, os chamados pré-

socráticos.

O período pré-socrático se caracteriza por uma filosofia especulativa da natureza

que buscava respostas para questões do tipo: Em que consiste o universo? De que é feito

o mundo? Existem seres eternos e imutáveis? -3

Com referência à primeira destas perguntas, Tales de Mileto, que viveu cerca de

600 a.C, por exemplo, opinava que tudo é feito de um único elemento, a água, que se

apresentava em diferentes estados, sendo o estado líquido, no qual a conhecemos,

apenas um deles. Anaxímenes concordava com a idéia de um constituinte fundamental

de todas as coisas do mundo natural, só que para ele esse elemento era o ar e não a água.

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