TEXTO ATIVIDADE FÍSICA E ENVELHECIMENTO
Por: kaiquegordo • 28/6/2017 • Projeto de pesquisa • 540 Palavras (3 Páginas) • 360 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DE VIÇOSA
PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA
CURSO DE PSICOLOGIA
Kaique de Oliveira Rezende - 7768
TEXTO ATIVIDADE FÍSICA E ENVELHECIMENTO
Professor(a): André Daniel
VIÇOSA - MG
2017
ATIVIDADES FÍSICAS E ENVELHECIMENTO
Um dos maiores desejos do ser humano é o de envelhecer de forma digna. Dessa forma, pesquisadores discutem e tentam encontrar virtudes para a velhice com a intenção de construir um envelhecimento feliz e com bem-estar.
Os estudiosos ainda afirmam que a atividade física regular é um dos segredos para manter-se saudável na terceira idade. São os idosos quem mais se beneficiam, de todos os grupos etários, com a prática de exercícios físicos, claro que feitos com cuidado e com apoio especializado.
O exercício físico faz bem para o corpo e, também, para a cabeça. Ele resgata a auto-estima, o prazer e a motivação. Através da prática de uma atividade física, o idoso tem a possibilidade de melhorar a sua coordenação motora e reflexos, relaxar, estar em contato com outras pessoas, de recuperar a confiança em si mesmo e fortalecer o seu corpo, protegendo-se de possíveis acidentes aos quais pode ficar mais vulnerável com a idade, como uma queda.
Fazer atividades desportivas na terceira idade não é apenas uma questão de saúde física. É também uma questão de saúde mental, um momento de socialização, de fazer novos amigos, de se sentir bem. Neste sentido a melhor atividade é a dança. Vale tudo: tango, dança de salão, flamenga, do ventre, moderna, clássica. É só achar a escola que ofereça estas atividades aos mais velhos. E olha que tem muita gente voltando ao balett !!!
O idoso necessita de orientação e companhia para utilizar o tempo livre da melhor forma possível. Diminuir o estresse, a depressão, melhorar a imagem corporal, a autoestima são fatores importantes para se ter uma autonomia e independência e, o prazer de um corpo saudável, que podem ser adquiridos através da prática de atividade física, além de uma boa alimentação e repouso adequado", explica a professora de educação física Laura de Castro Garay, ressaltando a importância de tornar a prática em um hábito prazeroso da rotina
O aumento do número de pessoas idosas associado ao aumento da longevidade traz muitos desafios para as diferentes esferas da sociedade, assim como para o próprio indivíduo. Muitas são as alterações que ocorrem como processo envelhecimento no campo psíquico, social, biológico e físico do indivíduo e, apesar de existir certa dificuldade em mensurar as questões físicas e biológicas do envelhecimento, visto que acorrem desde o início da vida elas se mostram e, muitas vezes, são as modificações corporais que originam toda a problemática e discriminação com os idosos. No entanto, diferente de pensarmos em apenas pontuarmos os declínios ou perdas do processo de envelhecimento é mais interessante destacarmos novas perspectivas ou grupos que estão inseridos em contexto que de certa forma rompe comas questões ‘negativas’ da velhice.
...