TRABALHO AVALIAÇÃO PRIMÁRIA E SECUNDÁRIA
Por: Caroline Augusto • 27/4/2022 • Trabalho acadêmico • 435 Palavras (2 Páginas) • 167 Visualizações
[pic 1]
CURSO: Educação Física – Bacharel Turma: Noturno – 1° Semestre
Nome: Tatiana Ferreira Matrícula: 4694221
Diversidade Étnico Cultural
Professor: Marco Aurélio Pinheiro Maída
Suzano/SP 2022
Tema: É possível que pessoas que significam o mundo desde culturas diferentes convivam pacificamente?
Entende-se como cultura um conjunto de tradições, significados, crenças e comportamentos de um determinado grupo social. Compreende-se também, através dos estudos de sociologia, que a cultura é uma parte do que somos e nela está inserida as normas de convivência e comunicação em sociedade e é repassada para outras gerações através de meios de comunicações e/ou imitações.
A cultura representa o patrimônio social de um grupo, sendo o resultado de uma junção de padrões de conhecimentos e experiências, atitudes, valores, crenças, línguas, noções de tempo, dentro outros.
Existem diversas formas de culturas, como a cultura em massa e a organizacional, e quando elas se encontram, por serem diferentes em tantos aspectos, acontece o chamado “choque cultural”.
O choque cultural não necessariamente se apresenta como algo ruim, mas costuma gerar primeiramente sensações de estranheza ou desconforto devido as diferenças das culturas que se encontraram. Esse choque pode aproximar ou afastar algumas culturas, já que as suas características como fala ou comportamento tendem á ser diferentes entre si. É um fenômeno que ocorre em toda a história da humanidade, em momentos diversos, mas no cenário atual de globalização ele fica em evidência visto que a velocidade e constância de contato proporcionados por meios como a internet, são bem altos. E a partir desse encontro de culturas, se faz necessária a tolerância, principalmente neste mesmo cenário de internet que mais parece uma terra sem lei.
A tolerância ativa se constitui de entender que todo ser tem a liberdade e a livre escolha de seguir a vida segundo as suas convicções, desde que isso não interfira na escolha e liberdade do próximo, bem como aceitar que todos desfrutem desta mesma liberdade. O limite dessa tolerância tem de um lado a manutenção da individualidade, e por outro a inclusão do indivíduo na sociedade, se esse limite não existir, alguns perdem sua individualidade e outros são excluídos e preferem se isolar do convívio social.
Conviver pacificamente diz respeito a manter o bem estar coletivo, o respeito, e todas as normas básicas de convívio social incluindo principalmente os limites entre um ser e outro. Não há impossibilidades de que haja uma harmonia entre uma cultura e outra, mas o que se deve ser mais esclarecido e enfatizado neste convívio é a tolerância, que deve estar enraizada em todas as culturas para que possam conviver pacificamente entre si, sem que haja exclusão de determinado padrão cultural.
...