TRABALHO DE DINÂMICA DE GRUPO
Por: Marina Dias • 8/4/2016 • Resenha • 634 Palavras (3 Páginas) • 461 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO BARÃO DE MAUÁ
CURSO DE PSICOLOGIA
TRABALHO DE
DINÂMICA DE GRUPO
MARINA DIAS PEDRO
RIBEIRÃO PRETO – SP
2016
MARINA DIAS PEDRO
TRABALHO DE
DINÂMICA DE GRUPO
Trabalho apresentada a disciplina, Antropologia, sob orientação da Prof.ª Lilian Claudia.
RIBEIRÃO PRETO – SP
2016
Resumo
Classificação geral dos grupos
Existem diferentes tipos de grupos, no entanto podemos dizer que o que diferencia um grupo de outro é a sua finalidade.
A partir da finalidade á qual se destina é possível estabelecer a camada de pessoas que irá compor o grupo e o procedimento no qual será utilizado pelo coordenador.
De acordo com as finalidades do grupo, podemos classifica-lo mediante ao que ele é destinado, os grupos operativos, por exemplo, consideram-se fatores conscientes/inconscientes, nos quais regem a dinâmica de qualquer grupo e se manifestam através da mente, corpo e mundo exterior.
Nos grupos operativos a atividade do coordenador deve ficar centralizada na tarefa proposta, ou seja, se algum fator inconsciente do individuo vier a se manifestar atrapalhando e ameaçando a integração do mesmo, é que o coordenador deve interferir.
Já os grupos psicoterápicos notadamente valorizam os aspectos inconscientes dos indivíduos e da totalidade grupal.
Um exemplo de grupo psicoterápico no qual podemos mencionar é a corrente psicodramática, na qual propícia ao individuo se autoconhecer, a partir da reconstituição de seus estágios primitivos, também possibilita uma maior analise do “eu e o outro” entre outras etapas da dinâmica.
Nos dias de hoje é importante reconhecer que ambas as formas de trabalho em grupo devem ser valorizadas e reconhecidas, enquanto objeto de constante analise e estudo.
Os grupos a partir de suas finalidades ajudam na resolução de problemáticas a partir da técnica e da prática.
O apoio dos Institutos formadores de coordenadores e as entidades possuem papel fundamental neste crescimento, promovendo o estimulo a ética enquanto profissionais e também uma maior divulgação das atividades grupais.
Atributos desejáveis para um coordenador de grupo
Ser um coordenador de grupo é um fator fundamental e importante na evolução e eficácia de qualquer tipo de grupo, seja ele de que natureza for.
Todos nós temos características próprias de nossa personalidade e muitas vezes coordenar com êxito vai exigir determinados atributos específicos de cada grupo e sua finalidade.
Todas as ressalvas nos levam ao direcionamento de que o coordenador não precisa ser perfeito, porém existem características que ele precisa possuir nas situações grupais enquanto profissional da área.
É imprescindível que o que é passado aos membros do grupo seja positivo e verdadeiro, incluindo informações coerentes e éticas. Ser um facilitador na comunicação ajudará para que os membros do grupo entendam melhor o que se é proposto e desta forma serem ajudados.
...