TRABALHO DE FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO
Por: Ozana7 • 5/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.715 Palavras (7 Páginas) • 200 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
ANNA CAROLINE TELLES DE LIMA MAINARDES
TRABALHO DE FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO
PONTA GROSSA
2014
Questões
- De acordo com o filósofo Lyotard a modernidade fracassou no cumprimento de suas promessas : ”(...)meu argumento é que o projeto moderno (de realização da universalidade) não foi abandonado nem esquecido, mas destruído, liquidado. Há muitas formas de destruição, e mutos nomes lhe servem como símbolo. ‘Auschwitz’ pode ser tomado como um nome paradigmático para a ‘não realização’ trágica da modernidade”. Comente esse texto e indique características da noção de modernidade.
RESPOSTA:
O período característico da modernidade é condensado com uma série de acontecimentos que passam do Renascimento, as reformas protestantes, a Revolução científica e chega ao apogeu no séc. XVIII com o Iluminismo, um século, que se auto intitula o século das luzes. Após o séc. XVI, as ações, ou melhor, algumas pessoas começaram a pensar diferentemente dos pressupostos estabelecidos até então, começaram movimentos de valorização de homem em si. A principal característica desse pensamento moderno científico é que tudo seria explicado através de uma lei, um método analítico matemático, passa-se a desconsiderar as subjetividades que se apresentavam no meio social humano.
O Projeto Modernista de produção do saber foi destruído pelas consequências posteriores que isto viria a provocar. A ideia de progresso de evolução do pensamento cientificista moderno ocasionaria posteriormente as guerras dos estados-nações, tendo o auge na Primeira Guerra Mundial, 2ª Guerra, Regimes Totalitários, e também nas Revoluções Industriais.
Para finalizar questiona-se o que houve de errado, pois se os iluministas entendiam que a humanidade havia através da evolução plena para a universalidade, a evolução e o progresso, como condições adversas tão marcantes poderão ocorrer para mostrar que a humanidade não havia realizado o que se esperava?
- Quais as características da expressão pós-modernidade? Como esse conceito se relaciona com a ideia de cibercultura? Como essa questão afeta a educação? Problematize e exemplifique.
Resposta:
Uma das características principais do Pós- modernismo seria a incorporação de princípios de racionalidade para a promoção do progresso, Lyotard, viu a modernidade como uma constante forma de direção que visava sempre o progresso e a pós – modernidade como um movimento em si caracterizado com ênfase na mudança, no qual o progresso perderia o seu lugar de alvo ou o objeto a se alcançar e ainda ressalta que diversas teorias voltadas a alcançar o almejado progresso, acabaram sendo extintos.
Todas as novas tecnologias características da cibercultura e do pensamento pós-moderno exigem que a educação rompa com a lógica tradicional, e se insira no campo tecnológico, adaptando-se as novas formas culturais de trabalho de informações, por exemplo, a utilização e o trabalho com recursos áudio visuais modernos (projetores, internet, filmes, etc.)
A educação convive também com a dificuldade ao conciliar gerações que já nasceram em um mundo digital, e aquelas que estão se adaptando e aprendendo a lidar com essas tecnologias.
A pós – modernidade se caracteriza por uma nova forma de pensar a existência, o direcionamento da vida social, na qual se apresentam uma série de transformações e inovações, sendo extremamente necessário o ambiente educacional se aproximar e utilizar os melhores meios para atender as demandas necessárias ao momento presente, o objetivo a aprendizagem.
- Acesse online, vídeos de palestras que abordem a noção de disciplinariedade e educação. Por exemplo http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/modules/video/showVideo.php?video=13090 . Busque definições para a noção de interdisciplinaridade na internet. Não esqueça de referenciar a consulta. Responda a seguir:
Qual a raiz ou as origens esse debate do ponto de vista filosófico ou epistemológico? Como a disciplinarização afeta a educação contemporânea e a nossa formação como professores? Como a educação matemática pode colaborar para romper com esse modelo ?
Resposta:
O pensamento simplificador possui suas bases na disjunção, que separa os diversos tipos de conhecimento criando as disciplinas, na redução, onde analisa a parte como se fosse o todo e na abstração matematização e formalização da ciência.
O termo Transversalidade é entendido na educação como forma de organizar o trabalho didático fazendo com que temas como cidadania, ética, política, social, ambiental, etc., se integrem nas áreas de conhecimentos convencionais, fazendo um elo entre o tradicional e a nova realidade das escolas, despertando o interesse dos alunos e professores.
Os alunos não são iguais, a ideia de classes homogêneas do professor chegar e falar e ensinar do mesmo jeito em três turmas diferentes não existe, é muito insuficiente. O importante é fazer uma ponte entre o disciplinar e o interdisciplinar. A união e boa vontade fazem a diferença e desperta o interesse dos alunos ao conhecimento e a busca de soluções.
- Acesse online, artigos que tratam da pesquisa em Filosofia da educação e Matemática, ou Educação Matemática, Ensino de Matemática, ou ainda Matemática e interdisciplinaridade.
- Qual o endereço acessado?
http://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/20036/20036.PDFXXvmi=Bexb33lROqj40nhjLpgiPHmWkEZb6jSHxrSBuetkGNpHcI1X8igX1EVmjVxpfr8NT1pogUKXIaFVSHT20a11OWn9TWz9oIWiKnI1isZ2EFXxmRBm3DoSAN2uLCEakCt50c7jG7llMjU9cvwg9W9KLcfwOTHawcgwpoQ6vdsjxntLU224ZcPKo5he00pxcG5D5WJCbdVJCpuwrwBrJrd9wvoxwO6JucnBa8emlb6XBCu4a7wUzK47hsGOiNzO1Wpc
- De que trata o artigo? Resuma o texto.
O artigo foi escrito por uma aluna da Universidade Federal do Piauí – UFPI, apresenta a Transversalidade e ensino: o que falta para ser realidade?
A interdisciplinaridade é uma “exigência” não somente no que
tange às atividades escolares, mas também às práticas do dia-a-dia comas quais frequentemente nos deparamos.
A reflexão sobre a prática da transversalidade remete ao questionamento da formação do professor, discute o porquê de os professores de diferentes disciplinas poderem tratar de temas que envolvem questões de interesse comum.
...