TRABALHO DE PESQUISA COM SITUAÇÃO PROBLEMA
Por: Thais Carolina • 27/9/2019 • Pesquisas Acadêmicas • 1.273 Palavras (6 Páginas) • 207 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
ERLANI CARVALHOS
KÁTIA MARIA PEREIRA CAMPOS
LUANNA BASTOS FERREIRA
MAÍRA VAZ DE SOUSA
MILENA FÉLIX SOARES
THAIS CAROLINA MATOS
TRABALHO DE PESQUISA COM SITUAÇÃO PROBLEMA
MANAUS
2019
ERLANI CARVALHOS
KÁTIA MARIA PEREIRA CAMPOS
LUANNA BASTOS FERREIRA
MAÍRA VAZ DE SOUSA
MILENA FÉLIX SOARES
THAIS CAROLINA MATOS
TRABALHO DE PESQUISA COM SITUAÇÃO PROBLEMA
Trabalho solicitado como requisito para obtenção de nota parcial da disciplina Psicologia do Desenvolvimento do ciclo vital, do curso de Pedagogia, da Universidade Paulista.
Orientadora: Profª Suhellen Martins
MANAUS
2019
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 SITUAÇÃO PROBLEMA 4
3 DESENVOLVIMENTO TEÓRICO 5
3.1 Núcleo familiar 5
3.2 Criança 5
4 ANÁLISE 6
REFERÊNCIAS 7
1 INTRODUÇÃO
Para o exercício de nossa futura profissão como pedagogos, este trabalho reforça a relevância de uma “situação problema” recorrente nas famílias contemporâneas: A consequência da separação dos pais.
Diante desse panorama serão analisadas perdas, ganhos, alteração do desenvolvimento escolar, no crescimento psicológico e ainda possíveis desajustes sociais capazes de comprometer o desenvolvimento sadio de uma criança.
Pautado na preocupação legítima dos pais com relação ao filho Salim de 8 anos diante de uma possível separação, nos deparamos com o desafio de analisamos algumas informações fornecidas pelos pais e ao encontro de algumas teorias existentes na busca de apontarmos um caminho menos traumático para a criança.
.
2 SITUAÇÃO PROBLEMA
Salomão e Romana vão à sua procura para tentar resolver um problema prático com seu filho Salim que tem atualmente 8 anos. O casal resolveu se separar e busca uma orientação sobre o filho, pois têm dúvidas se ele conseguirá aceitar esse momento.
Para poder orientá-los, você necessita saber algumas informações sobre como foi o desenvolvimento da criança até aquele momento, para conhecê-lo melhor.
Os pais contam que aos três anos Salim, sempre que possível buscava dormir na cama com eles. Para isso ele insistia muito, com suplícios e soluços. Após 3 ou 4 noites, os pais cediam, pois acabavam com pena da criança. Quando não cediam, ele dormia no próprio quarto, mas ao longo da madrugada, Salim mudava-se para a cama dos pais, entre os dois e os mesmos, muito sonolentos, nada faziam.
Aos 5 anos ele começou a frequentar a escola. Todos os dias selecionava quem ia buscá-lo: ora a mãe, ora o pai. E se caso os pais trocavam na hora de pega-lo, ele armava uma gritaria na porta da escola e não queria ir embora para casa enquanto a pessoa desejada não chegasse. As professoras e a direção da escola achavam tudo muito estranho, pois no dia-a-dia das atividades ele se saia muito bem.
O casal sempre deu todos os presentes que o filho solicitava. Agora com a separação sabem que o padrão econômico de vida de ambos irá ser reduzido pela metade e com isso estão preocupados em não poder atender todas as necessidades do filho. E há uma grande probabilidade de Salomão ser transferido de cidade, sendo essa uma das principais razões da separação, pois Romana não quer abandonar os pais a quem dedica boa parte do seu tempo, mesmo estes não tendo nenhum problema.
Atualmente, Salim está no 3º ano do ensino fundamental, mas a coordenação da escola já comunicou que se ele não se dedicar mais, provavelmente será retido, já que no ano anterior foi aprovado pelo conselho de classe que considerou as dificuldades dos pais na sua educação. Vem apresentando problemas em matemática (não consegue compreender multiplicação e divisão) e em português troca letras e na escrita troca “p com q” e “b com d”. Quando vai ler algo em sala, gagueja e troca também algumas letras.
Possui alguns amigos, mas nas brincadeiras é ele quem sempre determina as regras. Quando alguma criança propõe algo diferente, ele afirma que essa não é a forma correta, que deve ser outro jogo e ele não quer.
3 DESENVOLVIMENTO TEÓRICO
Observa-se que os pais de Salim estão passando por um processo de separação. Pela sua idade Salim encontra-se na fase do “Estágio Operacional Concreto” (7 a 11 anos), caracterizado pelo egocentrismo, ou seja, um excesso de centração sobre seu próprio ponto de vista com incapacidade de levar em consideração um ponto de vista diferente (autor Tourrette pag.127 a 185), conforme assunto abordado em sala de aula.
Assim como muitos pais nos dias atuais estão em processo de uma separação conjugal, estes estão preocupados com o emocional do filho e buscam uma orientação profissional. Para isso, foram relatados episódios dessas diferentes fases, que nos propiciaram algumas observações:
3.1 NÚCLEO FAMILIAR
A questão familiar tem grande peso na vida de uma criança, mediante a isso a mesma adquire sua educação e regras no convívio diário entre seus familiares, assim a atuação desses responsáveis na vida dela é indispensável.
...