Tecnologias de gestao
Por: roselaine1904 • 17/5/2015 • Trabalho acadêmico • 379 Palavras (2 Páginas) • 200 Visualizações
[pic 1]
Nome: Letícia Ferreira dos Santos
RA:1107325322
Unidade: Brasília, Taguatinga - JK
Matéria: Tecnologias de Gestão
Atividade de Autodesenvolvimento
Descrição da Organização: BRB - Banco de Brasília
Segmento de atuação: rede bancária
Localização: Centro Oeste
Setores Terceirizados: Segurança e Limpeza
Informações
O Banco de Brasília – BRB é uma das principais redes bancárias do centro-oeste. É uma sociedade de economia mista cujo sócio majoritário é o GDF – Governo do Distrito Federal. Tem como visão ser a maior instituição financeira do centro-oeste.
Sua atividade principal são as atividades bancárias como fornecer empréstimos, opções de investimentos e poupança aos seus correntistas, entre várias outras coisas.
- Quais as vantagens ou desvantagens da terceirização desses setores?
As vantagens em terceirizar o setor de limpeza são muitas, como evitar da empresa perder tempo e foco procurando e monitorando funcionários e, como no caso do BRB, gastar muito tempo e dinheiro para realizar um concurso público.
Já as vantagens em terceirizar o setor de segurança são um pouco parecidas com as da limpeza, como perder o foco na atividade principal, mas ao se contratar uma empresa especializada neste tipo de atividade, poderemos contar com profissionais já treinados, equipamentos de segurança atualizados e com manutenção garantida.
Isso tudo evita que a empresa gaste tempo, dinheiro e tenha sempre a tecnologia e profissionais atualizados.
A desvantagem pode ser o fato de que as pessoas que irão entrar para trabalhar nessas áreas são pessoas com intenções desconhecidas já que a realização de um concurso dificulta o acesso de pessoas mal intencionadas.
- Há outros setores nessa organização que poderiam ser terceirizados?
Em minha pesquisa não encontrei nenhum outro setor que seria vantajoso ser terceirizado.
Pesquisando um pouco mais afundo, porém, descobri que existem leis e regras definidas pelo Banco Central que limitam a atuação de terceiros no banco.
Por exemplo, o funcionário que auxilia no auto-atendimento dos bancos com o famoso colete “Posso ajudar?”, antes era um terceiro ou, oque era mais comum, um estagiário.
Mas uma nova regra definida pelo BACEN (Banco Central) exige que seja um funcionário interno da instituição financeira, no caso do BRB, um funcionário concursado.
...