Tema: PNL – Programação Neurolinguística
Por: helo_escobar • 6/1/2016 • Resenha • 399 Palavras (2 Páginas) • 587 Visualizações
Tema: PNL – Programação Neurolinguística
Definida como estrutura da experiência subjetiva, a PNL - Programação Neurolinguística, é um conjunto de técnicas que permite o indivíduo seu desenvolvimento profissional, além de ser um
estudo dos padrões fundamentais das técnicas de terapeutas.
Seu ideal é trabalhar a interação da mente, corpo assim como a percepção do indivíduo em relação ao mundo. Com a aplicação das técnicas da PNL fazemos com que essa percepção seja alterada. Podemos contemplar essas técnicas com determinados comportamentos e crenças de pessoas das quais passaram pelo processo e compartilharam essas informações.
A PNL consiste em falar de liderança, motivação e aprendizagem; contudo, ela não é considerada uma ciência, e sim conhecimentos visando o desenvolvimento de experiências subjetivas e o comportamento objetivo do ser humano.
A palavra "Programação" em PNL, decorre de uma analogia computacional relacionado à mente humana; a analogia que ela realiza tem a ver com scripts e roteiros da Análogia Transacioal. Esse sistema permite que alguns pontos de percepções da realidade sejam aplicadas junto com mudanças, fazendo com que seja reprogramado gerando modificações nos padrões mentais e entendendo seus metaprogramas.
Analisando um pouco a mente humana, ela cria modelos de realidade que podemos considerar como os cinco sentidos. Esses sentidos são focalizados pela atenção e também podemos aplicar isso nos pontos básicos da PNL; Os quais é tratado como a diferenciando entre o mundo real e o percebido.
No entanto, a PNL é mais do que uma coletânea de técnicas. É também uma forma de pensar, uma mentalidade, além de ser uma atitude baseada em curiosidade, exploração e pragmatismo.
A PNL possui uma vasta gama para aplicação como exemplo, no desenvolvimento pessoal, profissional, na saúde entre muitos outros. Porém, hoje o enfoque principal é no profissional, onde permite a compreesão de estruturas de crenças e identidades além do poder da linguagem e da metafóra; e no desenvolvimento pessoal, onde você permite encontrar técnicas que possam aliviar certas limitações, determinado tipo liberdade de velhos hábitos, medos e capacitação para uma nova forma de estar no mundo.
Para as pessoas no geral é muito vaga a ideia de participar de um treinamento de PLN ou ter um breve conhecimento sobre o assunto, por não acreditar nos benefícios que ela pode proporcionar. Com isso vejo a necessidade de expor mais sobre o assunto, e realizar divulgação do tema, para que cada vez mais as técnicas sejam aperfeiçoadas e treinada por novos seguidores.
...