Temas em Psico- oncologia: Câncer, quimioterapia e radioterapia
Por: kekekekekekke • 20/3/2019 • Resenha • 771 Palavras (4 Páginas) • 277 Visualizações
Caroline Nathasha Koch
Temas em Psico- oncologia: Câncer, quimioterapia e radioterapia
Pato Branco, 2018
1.Como se caracteriza o câncer
Câncer não é uma doença recente, estudos mostram evidências em múmias egípcias com tumores ósseos. O câncer na atualidade ainda é considerado um problema de saúde pública e levado como um desafio a mesma. A doença caracteriza-se pelo crescimento desordenado das celulas do corpo, que dividem-se rapidamente, invadindo órgãos e tecidos, e tendem a serem agressivas e incontroláveis enquanto não diagnosticadas. Os diferentes tipos dessa doença correspondem as diferentes células do corpo, por exemplo, quando se inicia em tecidos epiteliais (pele e mucosas) são denominados de carcinomas, quando se originam de tecidos conjuntivos (cartilagem, ossos e músculos) são sarcomas. Câncer não é uma doença transmissível, mas pode ser genética.
2. Procedimentos e intervenções
2.1 Quimioterapia
A quimioterapia aplicada em casos de câncer é antineoplásica ou antiblástica. Esse procedimento é aplicado em diferentes tipos de câncer com finalidade de prolongar a vida do paciente, ou curativa, com a finalidade de acabar definitivamente com as células do tumor, sendo associado ou não a cirurgia e demais tratamentos.
O tratamento com a quimioterapia possui diversos efeitos colaterais devido aos seus compostos químicos, que são destinados a atingir as celular doentes, mas que acabam atingindo as células saudáveis, como as do aparelho digestivo, do cabelo e principalmente da medula óssea. Devido a isso, os pacientes podem ficar debilitados conforma a intensidade das aplicações. Como as células saudáveis se regeneram com o passar do tempo, a intervenção com a quimioterapia pode ser indicada repetidamente, em ciclos de acordo com a recuperação do paciente.
Novas pesquisas e medicamentos vem sendo apresentados como avanços significativos na minimização dos efeitos colaterais desse tratamento.
2.2 Radioterapia
A radioterapia é o processo de tratamento de câncer através do raio-x dando-se pela gênese de radiação ionizante, além da gerada por isótopos radioativos e também, a manipulação localizada da radioterapia somente nos locais afetados que necessitam de tratamento. O objetivo da radioterapia é emitir uma dose de irradiação precisa em um volume tumoral definido, com o mínimo de dano aos tecidos normais próximos ao tumor, a qual resulta na erradicação do tumor e melhor qualidade de vida e consequentemente aumentando as taxas de sobrevida dos pacientes.
Observa-se um avanço e desenvolvimento na ciência de compreensão da radioterapia, que é a radiobiologia, obtendo assim a otimização do tratamento e desenvolvimento de novos protocolos de intervenção e drogas, com base no conhecimento das respostas dos tecidos aos tratamentos realizados.
Essa modalidade de intervenção é indicada a pacientes portadores de câncer em percurso, desempenha papel curativo, na paliação e prevenção dos sintomas de progressão da doença. A finalidade do tratamento deve ser estabelecida já na formulação da proposta terapêutica, sendo paliativa ou curativa.
...