Teorias e Sistemas Psicológicos
Por: Raphael Lopes PH • 12/5/2020 • Dissertação • 537 Palavras (3 Páginas) • 184 Visualizações
1 - Descreva e comente a Primeira Tópica de Freud.
Resposta: 1 - Primeira Tópica do Aparelho Psíquico na teoria Psicanalítica Freudiana.
Na primeira abordagem topográfica de Freud, três regiões são destinguidas, e classificadas por ele como instâncias mentais, são elas o consciente, o pré-consciente e o inconsciente.
O consciente é o local das idéias e onde elas são percebidas,nos deixando cientes e livre de repressão.
O pré-consciente é onde se localiza o material suscetível de se tornar consciente facilmente, precede a consciência, são pensamentos inconscientes em um momento específico, mas não são reprimidos, sendo acessíveis ao consciente através de certos procedimentos.
O inconsciente é onde se localiza os processos mentais recalcados e tudo aquilo que foi reprimido da consciência, se tornaram assim inacessíveis ao consciente.
Questão 2 - Comentar sobre um dos assuntos debatidos em sala de aula.
Resposta: 2 - Ato Falho.
Atos Falhos são desejos recalcados, ou seja desejos inconscientes que se realizam inconscientemente, através de uma atuação física ou ato diferente à intenção consciente.Para Freud essa atuação diferente da vontade consciente, não são falhas sem significado, "tais erros não são apenas erros, e se investigarmos o porquê de acontecerem , veremos que por um outro ponto de vista, o erro é um acerto". Nosso consciente tem muito a nos revelar, porém não conseguimos acessá-lo de forma consciente, e através do Ato Falho o analista pode descobrir a solução de vários problemas e usa-los como auxilio em terapias para obter melhores resultados e eficacia no tratamento.
3 - Disserte sobre a Segunda Tópica do Aparelho Psíquico da Teoria Psicanalítica Freudiana.
Trazemos o segundo vértice, sendo um espectro positivo da topografia citada na primeira tópica. Incide em uma visão estrutural do psiquismo, sendo que na primeira tinha o valor descritivo, e nesta segunda Freud reconheceu como um valor sistêmico, essa concepção estruturalista consiste em uma divisão tripartite da mente em três instancias: Id, Ego e o Superego. Tendo em vista que a palavra “estrutura” significa um conjunto de elementos que separadamente tem funções especificas, mas que são indissociados entre si, interagem e influenciam-se reciprocamente, e as três instâncias da personalidade atuam em equilíbrio.
O Id é impulsivo, irracional e inconsciente, sendo regido pelo princípio do prazer.
O Superego é autoritário e inconsciente, é responsável por tentar suprimir os impulsos do id e tentar forçar o Ego, ou seja , reprimir os instintos primitivos com base nos valores morais e culturais.
O Ego é regido pelo princípio da realidade, cabe ao Ego administrar os impulsos do Id e as exigências do Superego, trazendo assim equilíbrio na relação das instâncias entre si.
...