Texto crítico do filme obrigado por fumar
Por: Maria Luisa Rodrigues Bastos • 13/4/2015 • Projeto de pesquisa • 372 Palavras (2 Páginas) • 387 Visualizações
Obrigado por fumar é uma comédia inteligente que faz de um assunto sério se tornar uma sátira, nos prende e nos faz ficar com uma certa curiosidade para saber qual será a próxima cartada do lobista que por onde passa independente da situação consegue dar a volta por cima e sair com a vantagem. O filme é um convite ao sarcasmo. Parece falar das desvantagens e vantagens do cigarro. No contexto o cigarro foi só numa analogia para tratar de três diferentes temas: a liberdade, o consumismo e a argumentação.
Liberdade de escolha em um mundo dominado pela propagando é realmente uma liberdade de verdade? Para Nick Naylor, o personagem principal, sim. Pois na democracia de consumo que nos vivemos ninguém força ninguém a comprar absolutamente nada, apenas utilizam de uma boa propaganda incentivando o consumidor a comprar um determinado produto, aqui no caso o cigarro.
Apesar de trazer o uso do cigarro como o ponto de partida dessa historia, o filme, é mais uma critica amarga e cheia de reflexões sobre alguns fatos da nossa sociedade já totalmente carregada. Realmente o cigarro mata e todos nos sabemos disso, inclusive os fumantes. Mas de quem realmente é a culpa? Dos consumidores ou da própria indústria que é considerada a vilã dessa grande historia? Essa discussão é bastante interessante para uma sociedade ainda vitima de um consumismo exagerado.
Realmente o filme é muito bom, bem equilibrado, Nick sem duvida alguma é muito bom no que faz , tão bom que fica quase impossível não estar ao seu lado durante a trama.O filme fala muito dessa cultura de manipulação de informações e de você ter uma boa argumentação , como diz Nick : - “Se você tem uma boa argumentação você nunca esta errado”. E essa foi a parte do filme que mais me chamou a atenção, de como nós temos o controle sobre as outras pessoas só pelo o que a gente fala, se bem falado, conseguimos manipular, ou até mesmo a fazer aquilo que a gente pede ou quer, tudo é uma questão de argumentação realmente, e ai mesmo que você esteja “fazendo algo errado” se tiver uma boa argumentação, como diz Nick, você nunca esta fazendo nada errado .
...