Tidir 1 periodo una
Por: alineebs123 • 21/6/2015 • Trabalho acadêmico • 5.674 Palavras (23 Páginas) • 534 Visualizações
[pic 1]
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA
FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE
CURSO DE PSICOLOGIA
Dayanna Maria dos Santos
Elys Aline Brandão Silva
Fabiana de Souza Silva Santos
Fernanda Briet da Silva
Frederico Willian Peixoto Batista
Jeniffer da Silva Valério
Luiz Fernando da Luz
Wanderlei Herculano Lopes
IMAGEM CORPORAL E AS MULHERES COM CÂNCER DE MAMA QUE SE SUBMETEM A MASTECTOMIA
BELO HORIZONTE
2014
Dayanna Maria dos Santos
Elys Aline Brandão Silva
Fabiana de Souza Silva Santos
Fernanda Briet da Silva
Frederico Willian Peixoto Batista
Jeniffer da Silva Valério
Luiz Fernando da Luz
Wanderlei Herculano Lopes
IMAGEM CORPORAL E AS MULHERES COM CÂNCER DE MAMA QUE SE SUBMETEM A MASTECTOMIA
Trabalho apresentado ao Curso de Psicologia do Centro Universitário UNA como requisito para aprovação na disciplina Trabalho Interdisciplinar Dirigido 1.
Orientadora Profa. Andreia Cristina Barreto
Belo Horizonte
2014
RESUMO: Este trabalho realizado por meio de revisão bibliográfica pretende apontar os danos sofridos na imagem corporal das mulheres mastectomizadas, focando nos significados atribuídos acerca do câncer de mama ao longo do tempo, as possíveis alterações psicológicas causados pelos tratamentos, valores atribuídos ao gênero feminino pela sociedade, políticas públicas de prevenção e tratamento.
PALAVRAS-CHAVE: Mastectomia; imagem corporal e câncer de mama.
SUMÁRIO
1- INTRODUÇÃO ........................................................................................................... 4
2- METODOLOGIA ............................................................................................................. 5
3. CÂNCER DE MAMA E SEUS CONCEITOS ............................................................... 7
3.1 História do câncer de mama ............................................................................................ 7
3.2 Câncer de mama e mastectomia ................................................................................... 8
4. INTERFÊNCIA SOCIOCULTURAIS NOS ASPECTOS PSICOLOGICOS ............. 8
4.1 Relação com o corpo ao longo da história ......................................................................... 8
4.2 Processos psicológicos, percepção e sensação da mulher ................................................. 10
5. FALANDO SOBRE GÊNERO, ESTIGMA E IDENTIDADE .................................... 11
5.1 A atribuição do indivíduo estigmatizado pela sociedade ................................................. 11
5.2 Mulheres mastectomizadas x beleza como cultura ...................................................... 12
6. POLÍTICAS PÚBLICAS PARA MULHERES COM CÂNCER DE MAMA ........... 13
CONSIDERAÇÕES FINAIS .............................................................................................. 16
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS ............................................................................... 17
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo conhecer a relação entre imagem corporal e as mulheres com câncer de mama que se submetem a mastectomia. Além disso, tem como objetivos específicos: apresentar a história do câncer de mama seus significados e interpretações; compreender as concepções do corpo ao longo da história; conhecer possíveis alterações psicológicas decorrentes do tratamento e como isso interfere na imagem corporal; evidenciar como é para mulheres mastectomizadas viver em uma sociedade culturalmente preocupada com valores estéticos e apresentar as políticas públicas de prevenção e tratamento.
A sociedade apresenta uma crescente supervalorização do corpo, na qual as mulheres que não apresentam padrões de beleza estabelecidos não são consideradas perfeitas. As pacientes diagnosticadas com câncer de mama que submetem-se a tratamentos como mastectomia, no qual ocorre a perda total ou parcial das mamas tendem a sentir-se excluídas por não estarem dentro do padrão de beleza estipulado. Através deste levantamento bibliográfico abordou-se a questão da autoestima da mulher, dado o conceito de beleza que a sociedade impõe ser confiante com sua situação atual.
A imagem corporal e o câncer de mama tornam-se um assunto importante uma vez que, há um alto índice de mulheres que são acometidas por esta doença no Brasil. Em sua maioria, os casos são descobertos em estágios mais avançados e em algumas mulheres elas são submetidas a formas de tratamentos mais agressivos, como a mastectomia que alteram sua imagem corporal de maneira significativa, provocando transtornos psicológicos.
De acordo com estudos já realizados, as mudanças físicas decorrentes do tratamento podem provocar alterações na imagem psíquica que a mulher tem de si mesma, assim como também interfere na vida social, econômica e afetiva.
Desta forma, o presente trabalho tem uma grande relevância visto que, o câncer de mama não possui um agente específico, a prevenção é a melhor arma de combate ao câncer de mama podendo aumentar a chance de cura. Por isso é necessário mobilizações sociais e conscientização sobre a realização regularmente de exames de prevenção.
2 METODOLOGIA
A metodologia utilizada para a elaboração deste trabalho foi de pesquisa bibliográfica em livros e artigos científicos nas bases de dados científicas Scielo e BVS-psi, utilizando os seguintes descritores para busca dos artigos: Imagem corporal e Câncer de mama.
...