Tipos de Planejamentos
Tese: Tipos de Planejamentos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: guifndd • 28/9/2013 • Tese • 1.646 Palavras (7 Páginas) • 309 Visualizações
1
Introdução:
O trabalho a seguir destaca o que é planejamento e suas definições.
Segundo cada autor, podemos usar e por em pratica a ideia do planejamento que estamos usando dentro da empresa, em escolas, em casa ou onde estamos desenvolvendo um trabalho.
Algumas definições de planejamento:
Planejamento compreende a definição das metas de uma organização, o estabelecimento de uma estratégia global para alcançar essas metas e o desenvolvimento de uma hierarquia de planos abrangentes para entregar e coordenar atividades. Diz respeito, portanto, aos fins (o que será feito) e também aos meios (como será feito).(ROBBINS, 2000, p.116).
O planejamento pode ser conceituado como um processo, considerando os aspectos abordados pelas cinco dimensões anteriormente apresentadas, desenvolvido para o alcance de uma situação futura desejada, de uma situação futura desejada, de modo mais eficiente , eficaz e efetivo, com a melhor concentração de esforços e recursos pela empresa. (Oliveira, 2010, p.4).
Tipos de Planejamentos:
Planejamento estratégico – É o conjunto de tomadas deliberadas e sistemáticas de decisões acerca de empreendimentos que afetam ou deveriam afetar toda a empresa por longos períodos de tempo. É o planejamento que envolve prazos mais longos de tempo, é mais abrangente e é discutido e formulado nos níveis hierárquicos mais elevados da empresa, isto é, no nível institucional. É um processo contínuo de tomada de decisão estratégica e não mais um plano feito e refeito a cada ano que passa. Não se preocupa em antecipar decisões a serem tomadas no futuro, mas sim de considerar as implicações futuras das decisões que devem ser tomadas no presente. (Idalberto Chiavenato, 2007, p. 142)
Planejamento tático – O planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente o que se deve fazer e quais objetivos devem ser alcançados. Além disso, visa dar condições racionais para que se organize e dirija a empresa ou seus departamentos ou divisões a partir de certas hipóteses a respeito da realidade atual e futura. (Idalberto Chiavenato, 2007, p.166).
Planejamento Operacional – O planejamento operacional se preocupa basicamente com ‘o que fazer’ e com o ‘como fazer’ no nível em que as tarefas são executadas. Refere-se especificamente às tarefas e operações realizadas no dia a dia no nível operacional. O planejamento operacional focaliza a otimização e a maximização de resultados, ao passo que planejamento tático está voltado para resultados apenas satisfacientes. Por meio do planejamento operacional. (Idalberto Chiavenato, 2007, p. 177)
Pesquisa comparativa - Conclui-se que planejamento para Chiavenato (2007), Vasconcelos (2006) e também com Oliveira (2010), é um processo pelo qual transformamos aquilo que ainda é teoria em prática, ou seja, através de estudos, e trabalhos, colocamos em prática para que possamos atingir os objetivos, sejam eles profissionais, pessoais e outros.
Considerações
Para o Prof. Roberto Shinyashiki, o planejamento estratégico é uma forma muito direta de se enxergar uma solução, saída, ou uma ideia para a vida no geral, seja na parte profissional, pessoal etc. Conforme frases abaixo:
Visão é a arte de ver o invisível.
Visão é a arte de ver as oportunidades onde a maioria das pessoas só vê problemas. Segundo Prof. Paulo Barreto dos Santos, o administrador do século XXI é aquele que olha para frente, que se mantém sempre atualizado, dando o exemplo para seus seguidores, fazendo com que assim, todos que estão ao seu redor também possam sentir esta necessidade de ter um conhecimento amplo pra que também possa ser uma pessoa de sucesso em sua vida. Afinal é melhor evitar um problema do que ter que resolver um problema. Conforme citação abaixo:
Todos nós sabemos que para ter sucesso neste mercado global, precisamos abrir as janelas do futuro, Winston Churchill, ex - primeiro ministro da Grã-Bretanha, dizia na década de 50 que os impérios do futuro seriam os impérios do conhecimento, da informação e da tecnologia. Essa afirmação nunca foi tão verdadeira. As grandes complexidades das empresas, das organizações e do mercado de trabalho global exigem um comprometimento com o estudo sistêmico permanente e a disposição para o aprendizado de novas habilidades.
.
De acordo com Chiavenato (2007), o planejamento também traz incertezas consigo, fazendo com que algumas decisões devam ser adiadas para que outras decisões corretas possam ser tomadas futuramente. Por outro lado, a preocupação exagerada em tomar decisões imediatas pode contribuir para a tomada de decisões erradas. É importante que o administrador pondere a decisão precoce e a decisão tardia para que seja tomada no tempo certo.
Concluiu-se que, são várias as definições de Planejamento segundo os autores lidos, porém todos focam que o planejamento é um processo para que possamos atingir objetivos e/ou metas.
Bibliografia
http://www.planestrategico.com.br/index. php?lingua=1&pagina=shinyashiki2
Acesso em: 24 set. 2011.
http://www.artigos.com/artigos/sociais/administracao/o-desafio-do-administrado-do futuro-2375/artigo
Etapa 2
Etapa 3
Introdução
Nesta etapa vamos falar sobre a Direção como função garantidora do Processo Administrativo.
A direção é uma função muito importante, ela conduz e coordena o pessoal na execução das tarefas antecipadamente planejada. No processo de administração a direção é a terceira função, estando definido planejar e estabelecer a organização resta fazer as coisas andarem e acontecerem, estes são o papel da direção acionar e dinamizar a empresa, sendo que a mesma está diretamente relacionada com a atuação sobre os recursos humanos da empresa.
A direção interpreta os planos e instrui em como coloca-los em prática, envolve orientação, assistência á execução, comunicação, motivação e liderança, tudo ligado às pessoas que fazem parte da empresa. Essa função garante todo o processo administrativo.
Dirigir significa conseguir fazer
...