Trab Percepção
Pesquisas Acadêmicas: Trab Percepção. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: cristina9400 • 25/10/2014 • 1.126 Palavras (5 Páginas) • 312 Visualizações
Em psicologia, neurociência e ciências cognitivas, percepção é a função cerebral que atribui significado a estímulos sensoriais, a partir de histórico de vivências passadas. Através da percepção um indivíduo organiza e interpreta as suas impressões sensoriais para atribuir significado ao seu meio. Consistem na aquisição, interpretação, seleção e organização das informações obtidas pelos sentidos. A percepção pode ser estudada do ponto de vista estritamente biológico ou fisiológico, envolvendo estímulos elétricos evocados pelos estímulos nos órgãos dos sentidos. Do ponto de vista psicológico ou cognitivo, a percepção envolve também os processos mentais, a memória e outros aspectos que podem influenciar na interpretação dos dados percebidos.
O estudo da percepção é muito importante, pois o comportamento das pessoas é baseado na interpretação que cada um faz da realidade, e não na realidade em si, de acordo com subjetividade de cada indivíduo. O processo de percepção se inicia com a atenção, que é um processo de observação seletiva. A atenção seletiva é quando focalizamos nossa consciência em apenas um estímulo limitado da totalidade.
A atenção é influenciada por fatores internos e externos.
Os fatores externos são próprios do meio ambiente dos quais se destacam os mais importantes:
Intensidade: Estímulos com grande intensidade despertam a nossa atenção, por exemplo, buzinas, alto falantes, etc.
Contraste: Quanto maior o contraste entre os estímulos, maior será a nossa atenção, por exemplo, semáforo.
Movimento: Capazes de perceber o que está longe (indo) ou perto (se aproximando), despertando nossa atenção.
Incongruência: Coisas diferentes e absurdas chamam mais a nossa atenção do que as coisas normais do dia a dia.
Os fatores internos são próprios do nosso organismo, os que mais influenciam a nossa atenção são:
Motivação: Prestamos mais atenção a tudo que nos motiva e nos da prazer do que às coisas que não nos interessam.
Experiência: Tendemos a prestar mais a atenção no que já conhecemos e entendemos.
A partir do relato de Myers (2006), podemos considerar a sensação como o processo que compreende a captação dos estímulos extremos pelos nossos órgãos sensoriais e o envio destas informações até nosso cérebro. Já a percepção seria o processo de transformação destes estímulos sem sentido. Na pratica, sensação e percepção são processos que se misturam.
Qualidades sensoriais (tipos de sensações):
- Exteroceptivas: São as sensações provenientes da superfície do corpo, a partir de nossos órgãos dos sentidos ( visuais, auditivas, gustativas, olfativas e cutâneas).
- Interoceptivas(cenestésica): São as sensações provenientes de nossos órgãos internos( bem-estar, mal-estar, fome, sede, sensibilidade visceral).
- Proprioceptivas (cinestésica): São as sensações que permitem ao cérebro tomar conhecimento do movimento do corpo espaço e de sua posição em relação aos outros corpos (movimentos corporais, equilíbrio, sensibilidade a pressão, sensibilidade para vibrações).
Para representar o mundo exterior em nossa cabeça, devemos detectar a energia física do ambiente e codificá-la como sinais nervosos (processo chamado sensação). E devemos selecionar organizar e interpretar nossas sensações (processo chamado percepção).
O modo que detectamos a energia física do ambiente e codificamos como sinais neurais são conhecidos como processamento do tipo inferior ou ascendente (bottom-up), que consiste na transdução sensorial.
Bottom-up: termo usado para a análise sensorial relativa ao nível de entrada como processamento do tipo inferior ou ascendente, ou seja, inicia-se pelos receptores sensoriais avançados para níveis mais elevados.
Este não é o único, pois existe o processamento superior ou descendente top-down, que são basicamente nossas experiências e expectativas.
Muitos psicólogos cognitivos e filosóficos de diversas escolas acreditam que ao transitar pelo mundo, as pessoas criam um modelo mental de como o mundo funciona, elas sentem o mundo real, mas o mapa sensorial que isso provoca na mente é provisório.
Princípios essenciais da percepção:
Atenção Seletiva: Atenção seletiva é uma capacidade do cérebro que seleciona informações importantes e faz com que se ignorem informações irrelevantes. As informações selecionadas vão parecer mais nítidas e intensas, e são escolhidas de acordo com o interesse e significado para o sujeito grande parte das vezes de forma inconsciente.
Os estímulos enviados para o cérebro
...