Trabalho Acadêmico Solicitado Como Pré-requisito da Disciplina Psicologia Social
Por: Aparecido Fernandes • 10/11/2021 • Resenha • 529 Palavras (3 Páginas) • 125 Visualizações
[pic 1]
PSICOLOGIA 2020.2
RISÂNGELA MARIA DE JESUS CAVALCANTE DIAS
RESENHA
Filme Última Parada 174 — Brasil, 2008
Abaetetuba- PARÀ
OUTUBRO 2021
RISÂNGELA MARIA DE JESUS CAVALCANTE DIAS
RESENHA
Filme Última Parada 174 — Brasil, 2008
Trabalho Acadêmico solicitado como
pré-requisito da disciplina Psicologia Social ministrada pelo prof. Jhon Souza.
Abaetetuba- PARÀ
OUTUBRO 2021
Última Parada 174 conta várias histórias mostrando características da sociedade brasileira. Inicia com uma cena de violência onde um homem armado cobra dívidas de uma mulher, e como ela não tinha para pagar ele leva dela seu bebê, e desde então ela larga as drogas, se converte ao evangelho e passa a procurar o filho após a morte do traficante.
O filme relata a história de dois rapazes. Alessandro, filho de uma drogada que é expulsa do morro e passa a ser criado pelo traficante que passa a criar o menino na vida do crime, e a história Sandro, morador de favela que após a morte da sua mãe e depois morar com sua tia resolve morar nas ruas e lá se envolve com as companhias erradas, drogas, furtos e a violência.
O Filme avança no tempo e Sandro já está crescido e envolvido com drogas mais pesadas como a cocaína e Alessandro como traficante. Ambos são detidos em um Centro de Detenção para menores e após uma rebelião fogem e passam a ter um forte convívio ainda no mundo do crime. Um dia desorientado, incompreendido, vulnerável e perdido, Sandro entra no ônibus 174 e um dos passageiros do ônibus, ao descer, denuncia à polícia que há um passageiro armado. A Polícia Militar aborda o ônibus aterrorizando os passageiros e desesperando Sandro, e este faz os outros passageiros de refém e tudo acaba com uma passageira e Sandro mortos.
Parte do filme é baseada em fatos verídicos e que ainda é védico pois mostra as questões relacionadas a desigualdade social. A desigualdade social é a diferença existente entre as classes sociais, levando-se em conta fatores econômicos, educacionais e culturais em que são consideradas as médias dos mais ricos em comparação às dos mais pobres. Isso então prejudica e limita pessoas de seu acesso a direitos básicos, como: acesso à educação e saúde de qualidade, direito ao trabalho, à moradia, entre outros induzindo a desestruturação humana e principalmente a violência bem notado durante o filme Ultima Parada 174.
...